Exclusivo! Chinesa Envision quer ajudar Ceará na economia verde

Salmito Filho reuniu-se hoje em Copenhagen com o o sócio sênior da maior fabricante mundial de turbinas eólicas, que produz também hidrogênio verde. Ele viajará sábado, 23, da Dinamarca para a China onde verá a fábrica de H2V da Envision

Legenda: O secretário Salmito Filho apresenta, em Copenhagen, para o sócio sênior da Envision o potencial da economia do Ceará
Foto: Divulgação

Em primeira mão! O secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo do Ceará, Salmito Filho, reuniu-se nesta sexta-feira, 22, em Copenhagen, capital da Dinamarca, com o Kurt Andersen, sócio sênior da Envision, maior fabricante de turbinas eólicas do mundo, a quem apresentou, apoiado em transparências, o Estado do Ceará e suas potencialidades nas diferentes áreas da economia.

Ao fim da apresentação, Salmito Filho ouviu – e transmitiu a esta coluna – a opinião de Andersen, segundo quem “os objetivos de negócio das plantas eólicas e de eletrolisadores (para a produção de hidrogênio) e as formas de pensar em rede da Envision encaixam-se perfeitamente com os planos que o Ceará deseja alcançar”. A Envision tem a pretensão de investir no Ceará em energias renováveis.

No relato da reunião de hoje, transmitido à coluna, o secretário Salmito Filho adianta outra opinião que emitiu o sócio sênior da Envision, que é a seguinte:

“O que foi apresentado pelo Governo do Ceará sobre energias renováveis e hidrogênio verde deu para ver claramente como irão utilizar o potencial solar e eólico existente no Estado e fora do Estado para posicionar o Ceará na nova economia verde mundial.”

Kurt Andersen ainda acrescentou, dirigindo-se a Salmito Filho:

“Obviamente vocês devem trabalhar com empresas globais para tornar isto realidade, e nós podemos eventualmente convidar várias empresas para participar de um grupo de investimentos para tornar este potencial em realidade.”

Kurt Andersen ficou tão impressionado com as vantagens competitivas do Brasil e do Ceará, e, também, com o planejamento estratégico do governo cearense, que pedirá ao CEO e fundador da Envision, o chinês Zhang Lei, para abrir um espaço em sua agenda para receber o secretário Salmito Filho em Xangai. A agenda de Zhang é, geralmente, com chefes de estado e de governo e com personalidades mundiais.

Por enquanto, a Envision não tem investimentos no Brasil, restringindo sua atuação nas américas nos EUA, Mèxico, Chile e Argentina. 

O secretário Salmito Filho viajará amanhã, sábado, 23, de Copenhagen para Pequim, de onde se deslocará para Xangai, sede da Envision. Durante os quatro dias que permanecerá na China, ele cumprirá uma agenda de reuniões e visitas a plantas industriais da Envision. 

Na segunda-feira, Salmito conhecerá, pela manhã, o escritório central da Envision em Xangai, seguindo à tarde para Jiangyin, onde, na terça-feira, visitará a fábrica de eletrólise e de turbinas eólicas da Envision, retornando à noite para Xangai.

Na quarta-feira, voará bem cedo para Chifeng, onde visitarão a planta industrial da Envision que produz hidrogênio verde e amônia.

Na quinta-feira, de trem bala, Salmito e sua comitiva – da qual fazem parte o secretário Executivo da Indústria, Joaquim Rolim, e o secretário Executivo de Inovação, Fábio Feijó – viajarão para Berlim, onde embarcarão para a viagem de volta a Fortaleza.

Veja também