Evangelho de hoje(Mt 18, 15-20)

"Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu"

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, à sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público. Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isto vos será concedido por meu Pai que está nos céus.

Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome
eu estou ali, no meio deles.'  

Reflexão - “Sinal de unidade”

Nenhum de nós tem o direito de se omitir diante dos erros das pessoas com quem convivemos e nos relacionamos. Pelo contrário, somos convidados por Deus a nos manifestar com amor a fim de esclarecer certas situações e resolver os problemas em comum. O próprio Jesus nos ensina a dar passos que possam nos ajudar a amar o nosso irmão que peca. A prudência se alia ao amor e ao zelo. Assim como Deus não desiste de nós, também somos convocados a nunca abandonar aqueles que precisam do nosso suporte e da nossa orientação para reencontrarem o caminho do direito e da justiça. Fazer tudo pelo bem do outro é também uma maneira de cultivar a unidade. Quando nós estamos reunidos em Nome de Deus devemos acertar o passo e entrar em sintonia com Ele a fim de que a essência dos nossos pensamentos seja guiada pelo Seu Espírito Santo que sabe exatamente de tudo que nós esperamos receber do Pai. Reunidos em Nome de Jesus, sob o mesmo ideal, nós podemos ter confiança de que as nossas atitudes em relação aos nossos irmãos de sangue, de comunidade, na Igreja e, também, no mundo tenham ressonância no céu. Cada um de nós é responsável, perante o céu, das coisas que arquitetamos aqui na terra. – Você tem tido paciência com os erros dos seus (as) irmãos (ãs)? – Como você acha que está a sua situação no céu em relação ao que tem vivido na terra? – Qual é a primeira regra para os nossos relacionamentos? -  Você costuma se reunir com os seus (as) amigos(as) para pedir alguma coisa em Nome de Deus?  -  Qual é o resultado desta experiência? 

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO

 



Assuntos Relacionados