Evangelho de hoje (Mt 6, 1-6.16-18)

Disse Jesus: "Quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita".

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 'Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto,
te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.  

Reflexão – “Três ações de piedade”

Neste Evangelho Jesus nos ensina a ser comedido em nossas manifestações de piedade, não usando as nossas ações de justiça como pretexto para que sejamos apreciados pelos homens. O jejum, a oração e a esmola são práticas que nos fazem crescer espiritualmente, e por meio delas nós conseguimos dominar a nossa vontade humana, pois, são atos concretos que devem ser regidos pelo nosso coração e não pelo nosso exterior. Quando jejuamos temos como finalidade purificar o nosso corpo, controlar a nossa vontade, assim como também nos solidarizar com quem está necessitado, sentindo na nossa própria carne a sua dor.  Quando oramos elevamos a Deus o nosso coração e nos apossamos da Sua misericórdia que nos motiva a nos envolver com a dor dos nossos irmãos e praticar as boas ações. Quando damos esmola, estamos colocando em prática o amor que nos foi exercitado pelo jejum e a oração. Por isso, a esmola é um resultado das duas outras ações. É o nosso envolvimento solidário com a necessidade e a penúria dos que vivem marginalizados.  Quando fazemos estas três ações de piedade com o fim de aparecer não estamos colocando em prática o amor.  Todas as ações que praticarmos de coração terão a sua consequente recompensa e não nos compete propagá-las esperando receber o prêmio aqui na terra porque assim agindo, nós já seremos reconhecidos (as) pelos homens e não por Deus.  Por três vezes, nesse Evangelho, Jesus se refere aos hipócritas como aqueles que dão esmola, oram e jejuam, somente para serem elogiados, vistos e admirados pelos “homens”.    Por isso, Jesus nos adverte: “Ficai atentos para não praticardes a vossa justiça na frente dos homens, só para serem vistos”.  - O que você prefere: agradar a Deus ou aos homens?  -Você costuma propagar as boas ações que pratica? – Qual é a sua atitude quando você está jejuando? –  Você gosta de provocar elogios? – As pessoas costumam elogiá-lo (a)? Como você se sente quando isso acontece?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO



Assuntos Relacionados