Evangelho de hoje (Mc 1, 29-39)

Jesus disse: 'Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim'.

Naquele tempo: Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. A cidade inteira se reuniu em frente da casa. Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era. De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. Quando o encontraram, disseram: 'Todos estão te procurando'. Jesus respondeu: 'Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim'. E andava por toda a Galiléia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.  

Reflexão – “depois da oração, a ação”

Jesus aproveitava todas as oportunidades para demonstrar a Sua ação libertadora com zelo e carinho para com todos os carentes e necessitados a quem encontrava. Ele não se restringia somente em orar e pregar o Evangelho, mas punha em prática a misericórdia revelando ao mundo o Amor do Pai com gestos concretos. Assim, Ele constantemente manifestava ao mundo a Sua Missão de Salvador com as suas atitudes de compaixão. Ao sair da Sinagoga até à casa de Pedro Jesus não parou para descansar, mas se aproximou de uma mulher velha, doente e acamada. Tocou-a e com grande amor a curou fazendo com que ela voltasse a ser útil. Jesus realizava a cura do homem total, por isso, ao tocar na sogra de Pedro, apesar de ser uma mulher de idade, ela imediatamente se levantou da cama e começou a servi-Lo e aos Seus discípulos.  Deus nos cura para que possamos, libertados de todas as amarras, sair do nosso comodismo e ir buscar o nosso irmão que está carente. Dentro da nossa própria casa deve haver pessoas enfermas, desmotivadas, sem esperança, paralisadas, precisando ser tocadas por Jesus para que sejam curadas saindo do seu mundinho de tristeza e de depressão. Todos nós, assim como Jesus, somos instrumentos do Amor de Deus em todos os lugares pelos quais passamos. Depois da oração a ação! Saindo da Igreja, da Oração, precisamos seguir adiante e, como Jesus, estar conscientes de que necessitamos nos desprender dos lugares tendo como único objetivo cumprir fielmente a Missão que o Pai nos confiou. Jesus não tinha tempo para descansar e não se apegava a ninguém, nem mesmo àqueles (as) que O exaltavam. Na Sua trajetória, cuidava de todos, escutava a todos e atendia a todos e tudo fazia com amor. Não menosprezava os velhos, nem as crianças e curava as pessoas para que fossem úteis e tivessem uma vida eficaz.  – Existe alguém na sua casa precisando ser visitado por Jesus, chame-O e Ele irá.  - Como você vê as pessoas que já estão idosas? O que você faz para que elas sejam úteis? - Qual tem sido o resultado prático e concreto da sua oração e adoração ao Senhor?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO



Assuntos Relacionados