Evangelho de hoje (Mateus 5,13-16)

Disse Jesus: "Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos?"

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada, e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim, num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa. Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.  

Reflexão – “o sal é o amor, a luz o conhecimento!”

Valendo-se de figuras comuns ao nosso dia a dia, como o sal e a luz, Jesus nos ensina a perceber a nossa capacidade  como  seres humanos de elevar o mundo em que vivemos e também como cristãos poder edificar o reino de Deus aqui na terra. A função primordial do sal, além de dar sabor aos alimentos, é preservar, deter a decomposição e também agir como antisséptico, para que os germes latentes possam ser neutralizados ao contato com ele. Assim, também, a luz tem a função de iluminar a escuridão a fim de que possamos enxergar o que antes não era percebido, tornando claro e confortante o local onde permanecemos. Por isso, hoje nós podemos nos imaginar na função do sal e da luz para poder entender o que Jesus nos ensina.  Da mesma maneira como o sal serve para dar sabor e conservar os alimentos nós também temos o papel de  animar,  encorajar e dar esperança à vida das pessoas. Assim como o sal serve de antisséptico e é anti-inflamatório, nós também temos o papel de purificar a mentalidade do mundo que prega o pecado como forma natural de vida, com as nossas atos de pureza, de santidade, de acolhida, vivendo de acordo com os ensinamentos de Cristo e sendo referencial para muitas pessoas do nosso convívio. O sal arde na ferida, nós também muitas vezes somos chamados a como o sal, penetrar nas feridas humanas das pessoas para que percebam o engano e se deixem cauterizar e purificar detendo a ação maligna a que estão condicionadas.  Do mesmo modo que a luz tira  as trevas e a escuridão e revela o que está escondido, nós também, como a luz, temos a missão de desvendar ao mundo os mistérios de Deus e tirar da ignorância aqueles (as) que não se conhecem, por isso não enxergam as suas próprias dificuldades. Não conhecem a Deus, não amam e não perdoam porque nunca se sentiram amadas e nunca foram perdoados (as).    Desta maneira, não podemos ficar escondidos nem desanimar, pois a Luz de Deus brilha em nós e por meio de nós e o Seu Amor é como o sal que dá gosto à nossa vida e a vida das pessoas.   – Você tem conseguido dar sabor à  vida das pessoas?  – Você se envolve com as dificuldades das pessoas ou vive preso (a) apenas aos seus problemas? – Você tem procurado tirar as pessoas da ignorância em relação às coisas de Deus? – Como você poderá ser sal da terra e luz do mundo?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO



Assuntos Relacionados