Evangelho de hoje (Mateus 10,7-15)

Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro nos vossos cintos; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento. Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. Ao entrardes numa casa, saudai-a. Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. Se alguém não vos receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo.  

Reflexão - “o reino é Jesus”

Neste Evangelho Jesus nos chama insistentemente e nos conclama, com uma ordem: “Em vosso caminho, anunciai: o reino dos céus está próximo!  Quando encontramos Jesus nós nos deparamos com o Seu reino e notamos nas coisas mais simples a presença de Deus. O dia que nasce todas as manhãs, o sol que nos aquece, a chuva que nos refresca, depois, a noite que nos dá o descanso e embala o nosso sono. Descobrimos que o estar com Deus nos faz sentir paz, alegria, amor, que temos proteção, temos saúde, disposição e esperança. Assim sendo, o reino dos céus se manifesta na nossa vida a cada dia quando percebemos as maravilhas que acontecem em nosso coração que antes era árido, sem vida, sem esperança e triste. Quando meditamos e refletimos com a Palavra de Deus e participamos da Eucaristia, temos o coração pacificado.  Contudo, há muitos que não têm nada disso, às vezes possuem até muito dinheiro e bens, mas não sabem apreciar as coisas simples porque ainda não encontraram o reino dos céus que é completamente diverso do reino da terra.  Por isso, Jesus nos envia a anunciar o reino a todas as pessoas as quais encontramos, no meio das circunstâncias em que estamos vivendo, no lugar em que  estamos, em qualquer situação, sob qualquer condição. Ele nos manda contagiar o mundo com o Seu poder, e a Sua glória, aqui mesmo na terra dos viventes!   Por isso não podemos perder tempo: o reino de Deus está dentro de nós e, consequentemente, temos em nós o poder e a autoridade de Jesus para em Seu Nome, “curar doentes, ressuscitar mortos, purificar leprosos e expulsar os demônios”  como nos fala o Evangelho. Todas as vezes em que nos aproximamos de alguém e em Nome de Jesus o ajudamos a sair do pecado estamos o levando para um novo caminho e,  assim, cumprindo o Evangelho. A nossa recompensa será a paz de Jesus que é o sinal de que o reino de Deus acontece também dentro de nós.   – Você também tem anunciado o reino de Deus por onde anda?  - Você percebe as coisas simples que fazem parte do seu dia a dia?- O que você percebe quando o dia é chuvoso ou ensolarado? – Isto tira o seu humor? - O que você leva consigo quando anuncia o reino: dinheiro, sacolas, ou a palavra e o seu testemunho? – O que você tem recebido de recompensa por isso? 

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO