Evangelho de hoje (Lucas 1,57-66)

No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe porém disse: 'Não! Ele vai chamar-se João'.

Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe porém disse: 'Não! Ele vai chamar-se João.' Os outros disseram: 'Não existe nenhum parente teu com esse nome!' Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: 'João é o seu nome.' No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judéia. E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: 'O que virá a ser este menino?' De fato, a mão do Senhor estava com ele.   

Reflexão - “No nome uma missão”

Quando somos pessoas submissas, Deus pensa em tudo para nós, e, até o nosso nome é sugerido por Ele com o intuito de designar a nossa missão. Podemos comprovar isso na história de João Batista predestinado, desde a sua concepção, a vir ao mundo preparar o caminho do Salvador.  As pessoas que conheciam a realidade dos pais de João Batista se surpreendiam com a misericórdia de Deus para com aquele casal e a expectativa era grande até mesmo em relação ao nome que eles poriam na criança. Havia entre Isabel e Zacarias uma comunhão perfeita e, por isso, o seu nome foi suscitado no coração dos dois, embora houvesse outras sugestões. Assim, o Senhor abriu os lábios de Zacarias, para louvar e bendizer pelo grande feito e todos estavam alegres, mas ninguém imaginava que as profecias se realizariam por meio daquela criança.  Plano de Deus!  O Senhor também tem um plano para nós que se revela até no significado do nosso nome, pois até no nosso nome Ele tem influência. Portanto, no dia em que nascemos todos ficaram alegres com a nossa chegada, mas somente o Senhor sabia realmente qual seria a nossa missão aqui na terra.  O nome pelo qual somos chamados é muito importante, pois divulga a nossa identidade como pessoa humana, mas também como filho (a) de Deus batizados em Nome de Jesus.  Todos nós também podemos nos considerar um João Batista, alguém que é muito importante para o reino de Deus! -  Você já pensou qual é o significado do seu nome? -  A partir do seu nome você consegue distinguir a sua missão? – Procure refletir sobre isso e converse com Deus.   - Será que você já está vivendo dentro desse plano? - Você tem paz e serenidade em relação a quem é e o que faz?  

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO