Evangelho de hoje (Lucas 10,38-42)

'Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária".

Naquele tempo: Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: 'Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!' O Senhor, porém, lhe respondeu: 'Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada.' 

Reflexão - “Ser como Marta ou Maria?”

Jesus revela para nós a atitude das duas irmãs que O receberam em sua casa, para que possamos também avaliar como estamos recebendo Jesus na nossa vida.  Marta, cheia de muitas preocupações para que tudo estivesse perfeito para receber aquela visita ilustre. Maria, completamente desligada das obrigações sociais abandonou-se para que o encontro dela com Jesus fosse perfeito. Para isso ela “sentou-se aos pés do Senhor e escutava a Sua Palavra”. Diante deste cenário nós podemos fazer uma avaliação de como tem sido os nossos encontros com o nosso Salvador. Às vezes, nós até nos ajoelhamos diante de Jesus, mas não conseguimos entregar a Ele as nossas preocupações com o que temos que fazer porque não nos abandonamos e às Suas sugestões e continuamos agitados por muitas coisas. Não conseguimos fazer como Maria que escolheu a melhor parte e esta nunca lhe será tirada. Quantas vezes nós também convidamos Jesus para entrar na nossa vida, queremos conhecê-Lo, desejamos “receber” as Suas graças de cura, de libertação e solução para os nossos problemas! No entanto, nos esquecemos de sentar para escutá-Lo, não abrimos a Sua Palavra para conhecê-Lo melhor e nos agitamos preocupados (as) em fazer alguma coisa para agradá-Lo. Fazemos promessas, jejuamos, rezamos novenas, até O servimos na Igreja ou na comunidade, mas não paramos para fazer a nossa oração pessoal que é a oportunidade de aprender com Ele a palavra chave que nos oferece o remédio para curar as nossas e enfermidades. Somos Marta ou Maria? Que possamos aprender com as duas. Primeiramente, é indispensável que façamos como a Maria que recebeu os ensinamentos de Jesus, usufruiu da Sua intimidade e fortaleceu a sua fé. Esta é a melhor parte, no entanto, não podemos ficar só nisso. A nossa oração e a nossa reflexão com os ensinamentos de Deus, nos motivam a agir para viver o amor e resolver as nossas questões. Há muitas pessoas que entendem ser o trabalho uma oração, desde que ele seja para a glória de Deus, e isto também é verdade.  Todavia, quando agimos assim, dentro de nós haverá sempre o silêncio e o vazio que a ausência da oração pessoal provoca. A ação que agrada a Deus é aquela que advém do nosso diálogo com Ele, pois só assim iremos descobrir qual é a nossa parte na Sua obra. O que fizermos com as nossas mãos, o que providenciamos com o nosso trabalho incessante, poderá passar, mas o que apreendermos com Jesus, será como um tesouro inesgotável que nunca nos será tirado. Marta fazia tudo para agradar a Jesus, no entanto, o que mais Ele desejava era a sua companhia. Deus também gosta de estar conosco e de nos ter aos Seus pés, isto é, diante Dele, recebendo o Seu carinho e a Sua atenção. Façamos, pois, hoje ainda o convite para que Jesus nos visite, porém deixemos de lado todas as preocupações para agradá-Lo e nos postemos quietos à Sua disposição para que Ele faça em nós tudo que é da vontade do Pai, pois somente Ele a conhece. E todas as nossas preocupações serão resolvidas.  – Você também tem convidado Jesus para ir à sua casa? – Qual tem sido a sua conduta ante a visita de Jesus? – O que mais você tem feito: rezado novena ou meditado com a Palavra de Deus?  -Você é Marta ou Maria no seu dia a dia?  - Você tem feito esforço para sentar-se aos pés de Jesus e pedir a Ele orientação para os seus afazeres? 

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO



Assuntos Relacionados