Evangelho de hoje (João 6, 51-58)

"Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo".

Evangelho de hoje – Jo 6, 51-58.

Naquele tempo: disse Jesus às multidões dos judeus: 'Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo'. Os judeus discutiam entre si, dizendo: 'Como é que ele pode dar a sua carne a comer?' Então Jesus disse: 'Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue
permanece em mim e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre.'  

Reflexão – “Jesus é o pão da vida”

A eternidade começa já, aqui e agora e consiste na vivência do poder amoroso de Deus operando em nós por meio de Jesus Cristo, pão vivo que vem do céu pela força do Espírito Santo. Com efeito, Jesus mesmo se proclama o verdadeiro alimento descido do céu que nos fortalece na busca da eternidade e nos faz caminhar com segurança.  “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente!”  Jesus é o pão da vida, que nós tocamos, vemos e vivenciamos pela Palavra e pela Eucaristia que nos foram deixados como sustento. A Carne e o Sangue de Jesus são nutrientes que dão vida à nossa alma! Pela Eucaristia nós passamos a pertencer a Nosso Senhor e Ele passa a habitar em nós. Quem comunga o Corpo e o Sangue de Cristo vai se tornando semelhante a Ele e manifesta no mundo o Seu poder e a Sua glória pela vivência do Amor. Porém, para que possamos ter esta santa intimidade com Ele, precisamos nos alimentar literalmente do Corpo e do Sangue de Jesus. Apesar da nossa humanidade decaída que muitas vezes questiona o que ainda não compreendemos é preciso que nos apossemos e encarnemos a Palavra de Jesus quando diz: "A minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue verdadeiramente uma bebida”. Os efeitos da Comunhão com o Corpo e o Sangue de Cristo nós os percebemos claramente na nossa vida, deste modo, nunca poderemos duvidar da verdade de Deus para nós. - Você também se admira de Jesus ter dito estas palavras? – Quando  você adora a Jesus Sacramentado, você tem consciência de que ali está o Corpo e o Sangue de Jesus? – Qual é o efeito que este pensamento provoca em você?  - Medite sobre esta afirmação de Jesus, “Eu sou o pão da vida”  e pense na sua vida, o que tem experimentado e o que tem sentido em relação a Jesus e mais uma vez esteja consciente de que Cristo está vivo para dar a você a nova vida. 

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO