Evangelho de hoje (Jo 8,21-30)

Disse Jesus: "Aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo."

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 'Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir.' Os judeus comentavam: 'Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: 'Para onde eu vou, vós não podeis ir'?' Jesus continuou: 'Vós sois daqui de baixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados.' Perguntaram-lhe pois: 'Quem és tu, então?' Jesus respondeu: 'O que vos digo, desde o começo. Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo.' Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. Por isso, Jesus continuou: 'Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado.' Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.

Reflexão – “Estamos no mundo, mas não somos do mundo”

“Morrereis nos vossos pecados, se não acreditas que eu sou!” Jesus abria os olhos dos fariseus, mas eles não entendiam nada do que Ele lhes falava. Morrer no pecado é desconhecer e rejeitar a salvação de Jesus. A mentalidade de Jesus divergia completamente de tudo o que o mundo costumava pregar e os fariseus estavam impregnados da sua própria mentalidade.  'Vós sois daqui de baixo, eu sou do alto. A mentalidade do mundo é diferente do modo de pensar de Deus e somente quando temos intimidade com Ele nós conseguimos entender o mistério da Salvação.  Só quem pode nos tirar da morte do pecado é Jesus Cristo, que veio em nome do Pai para revelar ao mundo a Sua misericórdia.   Assim como os fariseus muitos de nós, hoje, também, precisamos de provas para manter a nossa fé e perdemos tempo alimentando a incredulidade esperando por algo que não aconteceu.  Desta forma não assumimos verdadeiramente o senhorio de Jesus, tendo-o como nosso Senhor e Salvador.  'Vós sois daqui de baixo, eu sou do alto”. A Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus é a prova conteste de que Ele veio nos salvar deste mundo, por isso, não podemos viver aqui desassociados da mentalidade do alto. O primeiro passo é a Fé. Fé em Jesus Cristo que já foi elevado na CRUZ, que já ressuscitou e já nos deu vida nova, vida em abundância. Precisamos confiar e mesmo que estejamos passando por muitas tribulações e incertezas, não podemos cair nas armadilhas do inimigo que deseja nos atrelar ao mundo. Nós também, não somos do mundo, estamos aqui de passagem.   – Você também precisa de mais provas para crer que Jesus é o Senhor? – O que significa para você o Sinal da Cruz? – A salvação de Jesus tem causado efeito na sua vida? - Para você o que significa viver na terra com os olhos voltados para o alto?  - Em que momento aqui na terra você sente o clima de céu? – Você consegue explicar a alguém, isto? 

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO



Assuntos Relacionados