Evangelho de hoje (Jo 14, 6-14)

Jesus disse: "Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas."

Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes". Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!" Jesus respondeu: "Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: `Mostra-nos o Pai'? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei".   
 
Reflexão - “Unidade no Amor!”

Jesus usa palavras bem simples e claras para nos revelar os segredos entre Ele e Deus Pai: “Quem me viu, viu o Pai.” “Eu estou no Pai e o Pai está em mim!”  “É o Pai que, permanecendo em mim, realiza as Suas obras.”  Portanto, todos nós, que cremos em Jesus Cristo e já tivemos uma experiência com Ele, podemos dizer com segurança que já conhecemos o Pai, pois Ele tem realizado grandes obras no nosso coração por meio do Seu Filho Jesus. Sabemos que Jesus está na nossa vida e que o poder do Seu Espírito age sobre nós, apesar da nossa natureza corrompida e, às vezes, da nossa incredulidade. Não podemos separar o Pai do Filho. O amor entre Eles gera o Espírito Santo, por isso, Eles formam a Unidade do Amor. Esse amor mora em nós e é Ele quem nos faz desempenhar as obras que Jesus realizou no mundo e coisas ainda maiores que elas, pois, foi assim que Ele nos prometeu. Se vivermos para Jesus, tudo o que pedirmos ao Pai em Seu Nome nós o receberemos, porque esta é a Sua vontade.  A Santíssima Trindade mora no nosso coração e nos dá poder para superar os nossos desafios na busca da verdade. Somos seus instrumentos aqui na terra para dar sinal ao mundo de que Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida!  Para realizar as obras que estão no coração do Pai nós precisamos persistir no Caminho que nos leva à vida eterna. – Você conhece o Pai? - Qual é o Caminho que nos leva ao Pai? – Você acredita que este caminho está no seu coração? – Você vive como se realmente acreditasse nisso? – Quais as obras que você tem realizado no mundo que se assemelham às obras de Jesus?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO



Assuntos Relacionados