Ceará está exportando lagosta para Austrália, Hong Kong e Japão

Capturada nas águas do litoral do Norte e do Nordeste do Brasil, a lagosta é hoje objeto de desejo de mercados consumidores da Oceania, da Ásia e da América do Norte.

Uma das maiores empresas de pesca do Ceará, a Compex – pilotada pelo empresário Paulo Gonçalves – está exportando lagosta para a Austrália. 

É pouco? Essas exportações são feitas também para o Japão, Taiwan, Hong Kong e Estados Unidos. 

Capturada nas águas do litoral do Norte e do Nordeste do Brasil, essa lagosta é hoje objeto de desejo de mercados consumidores da Oceania, da Ásia e da América do Norte. 

“Praticamente toda a lagosta que o Ceará captura e beneficia em Fortaleza, agregando valor, tem como destino o mercado internacional, que está pagando um preço excelente”, informa Oziná Lima Costa, presidente do Sindicato da Indústria de Frios do Ceará (Sindifrio) e sócio e diretor da Netuno Pescados, que tem forte atuação no mercado interno brasileiro e também no de exportação de pescados. 

(No ano passado, o Ceará exportou duas mil toneladas de lagosta).

Entusiasmado com o que está acontecendo no setor pesqueiro cearense, Oziná revela: “E não é só a lagosta que está em alta lá fora. Também cresceu, e segue crescendo, a exportação de pargo, camarão e atum”. 

Sexta-feira, 31, Sílvio Carlos Ribeiro, secretário Executivo do Agronegócio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ficou impressionado com o que viu e ouviu na visita que fez à indústria de beneficiamento da Netuno Pescados. 

Lá, ele ficou sabendo que a Compex de Paulo Gonçalves acelera a construção de sua gigantesca unidade de beneficiamento de pescados, localizada na área do Terminal Pesqueiro do Porto do Mucuripe, em Fortaleza, cuja concessão ganhou em leilão promovido pela Companhia Docas do Ceará. Será uma das maiores e mais modernas unidades da indústria de pesca do País.

Sílvio Carlos Ribeiro disse à coluna que, além dos peixes do mar, o setor pesqueiro do Ceará tem outra boa novidade da vinda da água doce: com a recarga dos açudes, a produção, beneficiamento e comercialização da tilápia tomou impulso.

E, aproveitando a maré alta, a Adagri-Ceará faz um esforço junto às indústrias de pesca no sentido de garantir a qualidade dos seus produtos, o que é uma boa notícia, também.

LOJISTAS

Amanhã, terça-feira, 4, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), presidida por Assis Cavalcantepromoverá mais uma reunião por vídeo conferência. 

O evento virtual terá um convidado especial, o deputado paraibano Efraim Filho, presidente da Frente Parlamentar do Comércio, Serviço e Empreendedorismo da Câmara dos Deputados. 

Ele falará sobre a Reforma Tributária proposta pelo Governo Executivo e como está o seu debate no Congresso Nacional. 

E abordará o papel do comércio varejista e do setor de serviços na recuperação da economia no pós-Covid-19.

FECHADOS!!

Segundo o capítulo cearense da Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes (Abrasel), metade dos bares localizados no Ceará não reabrirá mesmo que a sua retomada venha a ser autorizada pelo governo do Estado. 

Isto quer dizer que continuarão sem emprego, na Grande Fortaleza, aqueles quase seis mil trabalhadores – garçons em sua maioria – os quais, sem ter o que fazer, ficaram sem seu ofício imediatamente após a decretação do isolamento social e a consequente proibição das atividades do setor de alimentação fora de casa e do entretenimento. 

Os restaurantes, que são fontes geradoras de aglomeração, já reabriram e tiveram alargado seu horário de funcionamento. 
Por que os bares não podem reabrir? – é a pergunta que a Abrasel insiste em fazer.

CALMA, GALERA!

Opinião de Leandro Rodriguez, vice-presidente para a América Latina da Alterrix, empresa especializada em software de análise de dados: 

“O distanciamento social e a quarentena impostos pela pandemia do novo coronavírus mostraram que o comércio de produtos e serviços precisa passar, necessariamente, por plataformas digitais. 

"A necessidade de sobrevivência acelerou a migração de varejistas de todos os tamanhos e setores para lojas virtuais. No entanto, engana-se quem pensa que, para ter um e-commerce bem sucedido, basta apenas uma página na web e nas redes sociais. 

"Assim como nos estabelecimentos físicos, garantir a finalização da compra e a fidelização do cliente na internet exige uma postura igualmente proativa”. 

Assim, acautelem-se os que querem fazer a mudança de uma hora para a outra

SEU PEDRO

Lembram-se da Bodega do seu Pedro, que funcionava no início da rua Monsenhor Salazar? 

Ela perdeu o seu dono, o senhor Pedro Araújo, que morreu de Covid no dia 24 de abril. 

Mas seu estabelecimento foi reformado e está reabrindo com o nome de Mercadinho da Economia, fruto da sociedade do seu filho com um dos irmãos do seu Pedro, que se tornaram sócios.

MELÃO

Começou a colheita da safra de melão no polo fruticultor de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

Aqui no Ceará, a colheita começará no próximo dia 20. E com uma boa novidade:

A demanda externa - principalmente a que vem da Europa - cresceu nas últimas três semanas, razão pela qual se prevê uma temporada de exportação bem além do inicialmente previsto.

DANONE

Outra boa notícia!

Pelo menos quatro empresários cearenses do setor industrial de laticínios estão de mãos dadas, desde sexta-feira passada, com um só objetivo: comprar a fábrica de iogurte que a Danone fechou em Maracanaú, há uma semana.

Mas esta coluna também  pode informar, com base no que ouviu ontem de uma fonte d governo do Estado, que a Betânia Lácteos também corre com o mesmo objetivo: adquirir a fábrica da Danone.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Maia Júnior, esfrega as mãos, torcendo para que isso se resolve logo..



Assuntos Relacionados