Buggy: a marca Fyber virou uma confusão

Novidade - e põe novidade nisso - sobre o projeto de ressurreição do buggy Fyber, que um empresário alemão tenta, desde o início do ano passado, fabricar em Paracuru, sendo impedido pela pandemia do coronavírus, que postergou seus planos para quando a doença for vencida pela vacinação que ontem começou. Para começo da história, a marca Fyber pertence hoje ao empresário Nil Araújo, cuja empresa, a Fiberstar, atua também na fabricação e comercialização de jipes fora de estrada, feitos de fibra de vidro. Acompanhemos, com atenção, a seguir, o histórico deste imbróglio, contado com exclusividade pelo próprio Nil Araújo a esta coluna:

"Em 1995, foi decretada a falência da Fyber Comércio de Veículos S/A, que deixou uma dívida aproximada de US$ 20 milhões com causas trabalhistas, com fornecedores e com o consórcio de centenas de sócios que até hoje não receberam seus bens. Em 1996/1997, a massa falida da Fyber Comércio de Veículos S/A foi leiloada e várias pessoas arremataram o ferramental de produção de buggies. Nesse período, a homologação da marca Fyber venceu".

"Em 1999, a empresa Fiberstar Indústria e Comércio de Veículos Especiais Ltda homologou novamente a marca Fyber original no Denatran com a marca Fyber 2000".

"No ano 2002, a Fyber Indústria e Comércio Ltda, que era dona da marca Fyber nominativa, relativa a implementos agrícolas (classe 07) tentou registrar a marca Fyber para automóveis, a classe 12, sem êxito, porém".

"Em 2003, a empresa Peixoto Veículos Ltda tentou homologar a marca Fyber 2000 junto ao Denatran, também sem sucesso, pois ela já pertencia à Fiberstar Indústria e Comércio de Veículos Especiais Ltda. A Peixoto foi, então, obrigada a criar uma nova marca de buggy, registrando a Fyber 2000w". O veículo fabricado pela Peixoto é a cópia fiel do Buggy Fyber original.

A exposição de Nil Araújo prossegue nos termos abaixo:

"Em 2017, a Fiberstar registrou a marca FyberStar junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e, em 2020, pediu uma atualização gráfica da marca".

"Até então, a Fiberstar só fabricava o Fyber 2000 e em pequenas quantidades porque um dos sócios tinha receio de que os credores da Fyber Comércio de veículos S/A viriam nos cobrar as dívidas. Por conta desse receio, a empresa criou outro modelo com o nome de Cauype. Após a saída desse sócio, a Fiberstar decidiu voltar a fabricar a marca Fyber 2000 e FyberStar".

"Em 2019 a empresa alemã Axxola comprou a empresa Peixoto Veículos e a Fyber Indústria e Comércio Ltda, imaginando que teria a marca e a homologação originais da Fyber. Na verdade, a empresa alemã comprou uma marca Fyber nominativa (sem logomarca) de veículos agrícolas e a marca Buggy Peixoto, modelo Fyber2000w, caracterizando claramente uma réplica do Fyber original que pertence à Fiberstar".

Nil conclui sua exposição, dizendo: "O projeto da nova fábrica é do início de 2019, e seria executada em 2020, quando foi paralisada pela pandemia do Covid-19.Estamos na Justiça para proibir o uso da marca, pois o buggy, com a marca Peixoto, usa indevidamente o adesivo Fyber, fazendo o consumidor acreditar tratar-se de um buggy Fyber original. Temos toda a documentação legal que comprova o que falamos".



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