Neste sábado, a partir das 9 horas, na cidade de Tauá, principal centro urbano da região dos Inhamuns, realiza-se o III Encontro de Produtores Rurais do Ceará (Eproce), evento promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária (Faec) com o objetivo de consolidar a posição política do setor, unificar o discurso de suas reivindicações e debater outras questões de interesse de quem produz e trabalha no campo.
O evento de hoje coincide com a realização do Fest Berro, a grande feira da agropecuária dos Inhamuns e dos Sertões de Canindé, pelo que se espera um público perto de 3 mil pessoas, superando os números dos encontros anteriores, o primeiro realizado em Quixeramobim e o segundo em Morada Nova.
O agro cearense ganhou mais musculatura desde a eleição do atual presidente da Faec, Amílcar Silveira, cujo gestão tirou a entidade do ostracismo em que sempre esteve.
Ao longo destes menos de dois anos de sua nova administração, a Faec alcançou uma proeza: refez a Pecnordeste, que, em pouco tempo, se tornou a maior feira da agropecuária nordestina, ocupando todos os espaços do Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará.
A meta para 2024 é ocupar, também, toda a área do Pavilhão Leste, e as providências neste sentido avançam além da expectativa.
No evento deste sábado em Tauá, repetir-se-á a presença da liderança da indústria cearense. O presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, confirmou sua participação no Eproce, o que revela a integração do agro com a indústria, fortalecendo ainda mais o setor produtivo cearense, o que é bom para a economia do estado e, mais ainda, para o governo do Ceará, que tem feito grande esforço no sentido de atender às reivindicações da indústria e da agropecuária.
A Fiec e a Faec estão unidas em torno dos projetos de desenvolvimento econômico do estado, principalmente dos que dizem respeito ao futuro Hub do Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém.