Projeto pioneiro no futebol feminino quer capacitar profissionais para formar novos clubes

O projeto foi apresentado a Federação Cearense de Futebol que se uniu ao Instituto na formação do programa

Legenda: O Instituto Esporte Mais com o trabalho de 10 anos já atendeu mais mil meninas, mais 5 mil pessoas foram capacitadas e mais 2 mil atletas beneficiadas
Foto: Divulgação

Futebol feminino já é realidade, apesar de ainda ser uma realidade diferente comparada aos homens. Atualmente, quando falamos em mulheres inseridas no esporte nos deparamos com histórias superadas pelo preconceito que, apesar de ter diminuído, ainda é um adversário forte inserido na sociedade.

Quebrar barreiras e expandir o futebol feminino no estado do Ceará, esse é o intuito do Programa de Desenvolvimento do Futebol Feminino Cearense, um projeto pioneiro no futebol feminino quer capacitar profissionais para formar novos clubes pelo Ceará. A iniciativa é do Instituto Esporte Mais, uma ONG formada em 2014, que utiliza o esporte como meio transformador no cotidiano das mulheres.

Durante os próximos três anos, o programa irá visitar cidades do Ceará, capacitando profissionais através de cursos, seminários, com objetivo de construir novos times femininos no Ceará e desenvolver equipes já formadas que estão com dificuldade na continuidade do futebol.

Alerta

A criação desse projeto inovador foi impulsionado após uma pesquisa do Ministério do Esporte com um cenário preocupante para o Nordeste. O diagnóstico apresentado pelo MESP, apontou que os estados de São Paulo e Rio de Janeiro figuram como líderes no quantitativo de profissionais do futebol feminino, já os estados das regiões Norte e Nordeste possuem escassez de profissionais do futebol feminino. Outro dado que chamou atenção foi a falta de competições para o futebol amador feminino. O estudo apontou que 45,8% das atletas de base disputam competições apenas escolares. 

APOIO 

O projeto foi apresentado a Federação Cearense de Futebol que se uniu ao Instituto na formação do programa. De acordo com a Jéssyca Rodrigues, presidente do Instituto Esporte Mais, a ação foi construída em 3 pilares: primeiro ano será realizado uma massificação trazendo um mapeamento nas cidades que têm potencial para a criação do futebol feminino. Com isso trazer mais aproximação entre atletas e profissionais. O segundo ano será investido em capacitação com intuito de profissionalizar os profissionais de cada região. E no último ano um aperfeiçoamento com os resultados.

Futebol Pela Igualdade

O Instituto Esporte Mais com o trabalho de 10 anos já atendeu mais mil meninas, mais 5 mil pessoas foram capacitadas e mais 2 mil atletas beneficiadas. O projeto se expande com a profissionalização do time Futebol pela Igualdade. O FPI pela primeira vez irá disputar o Campeonato Cearense na edição 2024 na categoria profissional.