Como retornar a rotina após um trauma?

Leia a coluna deste domingo (3)

Legenda: Elenco do Fortaleza volta a campo neste domingo (3).
Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza EC

Neste domingo (03), o elenco do Fortaleza volta a campo depois de 10 dias do atentado ao ônibus da delegação em Recife. Até o momento ninguém foi preso e a Polícia Civil de Pernambuco segue trabalhando para identificar os suspeitos. E os atletas do Fortaleza, como superar um trauma? 

Thiago Galhardo de forma corajosa recuou, não conseguiu sozinho vencer o adversário mais difícil: o pânico. Quem passou por alguma situação semelhante entende o "pedido de socorro" do atacante ao expor nas redes sociais, já quem não passou pode até relacionar o caso como "besteira", "já chega", "bola pra frente", mas é preciso entender que cada pessoa sente a dor de forma diferente, é o que destaca a psicóloga do Esporte Bárbara Dodt, convidada do episódio desta semana do podcast Elas no Esporte.

Galhardo pediu para recuar por um período, outros precisam encarar a rotina e de repente um jogo eliminatório, onde tem a exigência de  estarem bem e principalmente com a cabeça concentrada para buscar os objetivos, tentar esquecer um pouco a dor, se é que dá para esquecer em um tempo tão curto. 

Como vai ser entrar no ônibus novamente? Como esquecer as cenas de guerra ocorridas há 10 dias? Por isso que o trabalho do psicólogo da área é de extrema importância, o Fortaleza já comentou que existe uma equipe especializada para tratar de cada caso, agora é aguardar o tempo.

Não consigo mensurar a dor, o que sentimos foi uma sensação impunidade, de guerra, estamos falando de seres humanos? Sim, por mais difícil que seja. Uma dor que foi relembrada pelo goleiro Danilo Fernandes do Bahia, o arqueiro com o atentado contra a equipe do Fortaleza relembrou a dor e todo constrangimento vivido em 2022, como deve estar a cabeça de Danilo hoje? Talvez sentindo que a impunidade venceu, dois anos depois ninguém foi preso e o atleta do Bahia precisou seguir, tinha obrigações a cumprir, precisava alimentar a família, tentou virar a chave  o mais rápido, mas hoje a lembrança voltou novamente.


Todas as experiências traumáticas podem causar consequências marcantes na personalidade e na vida das pessoas e às vezes os efeitos podem ser vistos em um toque de alerta e em outros momentos guardados por anos e anos.