Breaking, o estilo do momento; Cearenses buscam espaço para as Olímpiadas de 2024 em Paris

A prática esportiva é a novidade na competição olímpica

Você já ouviu falar em Breaking?
 
É um estilo de dança, com movimentos acrobáticos, um hip hop bem modernizado, vendo parece até fácil realizar, mas na verdade a prática exige técnica (e dom também, caso eu fosse me arriscar não daria certo). 
 
A prática não é nova, na verdade, foi criada nos anos 70, em Bronx, um bairro de Nova Iorque. Na época, dançar foi uma alternativa encontrada pela população para sair da criminalidade que amedrontava a região. Aqui no Brasil, o Breaking chegou nos anos 80, nos bairros de periferia, onde os praticantes se reuniam em forma de batalhas para saber quem tinha mais habilidade nos passos. E tudo no ritmo da música.
 
Aqui no Ceará, 22 cidades tem grupos de breakings, adeptos que encontram na prática uma forma de se manifestar através da dança. E gente, o estilo contagia até quem não consegue mexer o corpo. Após acompanhar uma apresentação de Breaking você sai  balançando, nem que seja um pouquinho.
 
Aqui em Fortaleza nós temos a Federação Cearense de Breaking, presidida por Janaina Barros, a única mulher no Brasil presidente de uma Federação da arte. A ideia é profissionalizar cada vez mais o esporte, nos CUCAS as turmas treinam e encaram a possibilidade de levar o nome do Estado à Seleção Brasileira. Sabe porquê? Pois teremos pela primeira vez a modalidade em disputa nas Olímpiadas.
 
A estreia do Breaking já acontece em 2024, nas Olímpiadas de Paris, quem sabe podemos ter cearenses nos representando, a B-Girl Carolzinha, que já é da Seleção Brasileira, está na expectativa para esse feito, e a gente na torcida!
 
Vamos saber mais sobre essa modalidade? Aumenta o som que o papo com a Janaína Barros, presidente da Federação Cearense Breaking tá no bom ritmo! Aperta o play.
 

ACOMPANHE O EPISÓDIO COM JANAINA BARROS