A Cloroquina e o Emplasto

A CPI da Covid vem comprovando o que já se sabia: os crimes de responsabilidade do presidente Bolsonaro no trato da crise sanitária foram muitos e graves; alguns decorrentes de suas obsessões. Uma delas, a cloroquina, conhecida até pelas emas do Palácio da Alvorada, está no centro das investigações.

Os depoimentos dos ex-ministros da Saúde, os médicos Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, deixaram claro que a resistência quanto à prescrição dessa droga concorreu para a demissão de ambos. Por sua vez, o depoimento do atual ministro, o médico Marcelo Queiroga, constrangeu pelo esforço em não corroborar o seu uso nem melindrar o cloroquinismo presidencial. Já o ex-ministro general Pazzuelo, que se submeteu sem restrições a todos os caprichos do presidente, esquivou-se de depor com desculpa pouco convincente.

Obsessões de baixa intensidade são rotineiras; algumas, porém, podem evoluir para a gravidade patológica. O tema é recorrente na literatura e foi bastante explorado por Machado de Assis. Brás Cubas, por exemplo, tinha uma ideia fixa: "Deus te livre, leitor, de uma idéia fixa; antes um argueiro, antes uma trave no olho", desabafa o defunto autor, cuja ideia era nada menos que um medicamento sublime, um emplasto que lhe daria "o primeiro lugar entre os homens, acima da ciência e da riqueza".

Refletindo sobre sua obsessão, o finado confessa que o gosto de ver as três palavras –Emplasto Brás Cubas– impressas nos jornais, folhetos e caixinhas de remédio foi o que mais o influiu: "a minha idéia trazia duas faces, como as medalhas, uma virada para o público, outra para mim. De um lado, filantropia e lucro; de outro, sede de nomeada. Digamos: – Amor da glória".

Para Brás Cubas, sua ideia fixa era também seu orgulho: "tinha o emplasto no cérebro; trazia comigo a idéia fixa dos doidos e dos fortes". Isso é a cara de Bolsonaro. Que ele se julga um forte, não há dúvida. E já não são poucos os que o consideram doido. 

*Esse texto reflete, exclusivamente, a opinião do autora.