Até onde o Fortaleza pode ir na Copa do Brasil? A classificação sobre o Águia de Marabá foi avassaladora, mas além disso, o que chama atenção é a possibilidade que o Tricolor tem de chegar longe e como o time tem, há anos, feito campanhas mais sólidas no torneio.
Este é o 5º ano seguido que o Leão do Pici chega entre os 16 melhores times da competição. Em 2018, não disputou. Mas desde 2019 que chega, no mínimo, às oitavas de final.
Para quem antes tinha como melhor campanha uma inédita participação nas quartas de final, em 2001, esta é uma clara demonstração da maior competitividade do Fortaleza, que dá passos sólidos no crescimento de seu projeto esportivo.
Com o detalhe: eliminou o rival Ceará dois anos seguidos (2021 e 2022) e, também em duas oportunidades, foi eliminado pelo campeão (Athletico-PR, em 2019, e Atlético-MG, em 2021). Em 2020, caiu nos pênaltis para o São Paulo, e em 2022, teve polêmicas na eliminação para o Fluminense de Diniz.
Participações mais constantes em etapas avançadas do torneio, campanhas sólidas na Série A, fortalecimento de marca, qualificação de elenco, manutenção de treinador, gestão responsável. Tudo isso faz com que o time tenha superado os resultados ano após anos.
O Fortaleza tem elenco para chegar longe na Copa do Brasil.
Não tenho dúvidas que, mantendo este rumo, nos próximos 3 ou 4 anos o Fortaleza dará passos ainda maiores na Copa do Brasil.
CAMPANHAS DO FORTALEZA NA COPA DO BRASIL DESDE 2018
2023 - Oitavas de final
2022 - Quartas de final - Eliminado pelo Fluminense
2021 - Semifinal - Eliminado pelo Atlético-MG (campeão)
2020 - Oitavas de final - Eliminado pelo São Paulo
2019 - Oitavas de final - Eliminado pelo Athletico-PR (campeão)
2018 - Não disputou
Este conteúdo é útil para você?