O peso do primeiro de três clássicos decisivos

Fortaleza e Ceará se enfrentarão três vezes em três semanas. E cada um dos encontros com peso diferente

Legenda: No primeiro Clássico-Rei de 2023, Ceará e Fortaleza ficaram no 3 a 3, pelo Campeonato Cearense
Foto: LC MOREIRA / SVM

O Clássico-Rei desta quarta-feira (20) é o primeiro de três encontros entre Fortaleza e Ceará que serão decisivos. Cada um tem sua relevância e peso. Mas, quando se trata de Clássico-Rei, há muito mais em jogo. O de hoje, por exemplo, praticamente pode definir o futuro de ambos - ou ao menos um dos times - na Copa do Nordeste.

Mandante, o Fortaleza é o atual vice-líder do seu grupo, com 8 pontos e 3 de vantagem para o 5º colocado, o Treze-PB. Em caso de vitória e dependendo de outros resultados, pode terminar a rodada com seis pontos de vantagem para o primeiro time fora do G-4 e, assim, praticamente sacramentar a classificação às quartas de final.

Já o Ceará vive realidade diferente. O Alvinegro é o vice-lanterna da sua chave e está 2 pontos atrás do 4º colocado, o CRB. Como o grupo está todo embolado, pode terminar a rodada até dentro do G-4 - em caso de vitória e tropeços dos adversários. Porém, no pior dos cenários, pode também ficar a 5 pontos do grupo de classificação, restando 2 rodadas (6 pontos) em disputa, o que complicaria demais a chance de ir às quartas.

Para além de circunstâncias classificatórias, o clássico é um jogo diferente. O tal do "campeonato à parte", que todo mundo diz. Por que a rivalidade envolve confiança e cobrança; motivação e críticas; alívio e pressão.

Tudo isso está em jogo, também, na partida de hoje.

Mas, principalmente, nos próximos dois encontros, válidos pelo Campeonato Cearense, que definirão um título histórico.