Negociação entre Fortaleza e bilionário russo é suspensa por conta da pandemia de Covid-19

No momento, o foco de Ivan Savvidis, magnata e dono do clube grego PAOK, são os negócios já existentes

Legenda: Ivan Savvidis, um magnata russo, busca investimentos na América do Sul
Foto: AFP

A negociação entre o Fortaleza Esporte Clube e o bilionário russo, Ivan Savvidis, foi suspensa. Com o agravamento da pandemia de Covid-19 e o impacto econômico mundial, as partes não mantiveram mais contato.

A coluna apurou com exclusividade que há indefinição sobre qualquer avanço de acordo ou proposta. O foco do magnata e dono do clube grego PAOK são os negócios já existentes, como as empresas no ramo de comunicação e turismo na Europa.

O presidente do time cearense, Marcelo Paz, afirmou que, se o interesse for retomado, estará disponível para ouvir as ofertas. "O contato foi muito bom, mas não ficou nada acertado para um futuro, nenhuma reunião formalizada, e o mundo mudou com a pandemia, entendemos que o cenário é diferente para todos. Mas se quiserem retomar o contato, já sabem quem procurar. Como sempre digo, o Fortaleza não vai se negar a ouvir nada, estamos abertos ao diálogo", explicou.

Com uma fortuna estimada em R$ 8,62 bilhões pela Forbes, a família Savvidis desejava investir na América do Sul e, consequentemente, em uma equipe de futebol desde o fim de 2019. Através de um estudo técnico, o grupo definiu o Leão como alvo pela possibilidade de se tornar autossustentável - gerar receitas próprias a longo prazo.

O conhecimento sobre o time ocorreu através da festa da torcida no encerramento da Série A do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, a vitória sobre o Bahia por 2 a 1, na Arena Castelão, terminou com show pirotécnico e mosaicos. A equipe também registrou a segunda maior média de público da elite nacional.

Ofertas

Legenda: O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, se reuniu com representantes do time grego PAOK
Foto: arquivo pessoal

O primeiro contato formal ocorreu em março, através de uma reunião presencial em São Paulo. No encontro estiveram o dirigente tricolor e os empresários Eduardo e Leonardo Cornaccini, irmãos e representantes do PAOK no país.

O saldo da reunião foi positiva e revelou a ambição do possível aporte: tornar o time campeão da Copa do Brasil, com um elenco top-5 no Brasil e trazer novos negócios para a capital cearense. Assim, o Fortaleza seria uma das portas de entrada dos russos no mercado nacional. No entanto, havia impasse sobre o papel de Savvidis, já que o objetivo do bilionário era fazer a compra da equipe, um movimento que necessitaria de mudança no estatuto leonino.

Na ocasião, a contraproposta do Leão envolvia co-gestão, intercâmbio de atletas e escolha de patrocinador Master. No Brasil, um membro da cúpula do PAOK esteve com os empresários para alinhar mais detalhes do futuro investimento.

Após retorno para Grécia, os pontos da negociação seriam repassados para Ivan. Em caso de aval, haveria uma reunião marcada para o primeiro semestre a fim de formalizar uma oferta oficial de negócio.