Ceará recebeu testes de Covid-19 horas antes de enfrentar o Sport; protocolo precisava mudar

Clube viajou para estreia na Série A sem informações do Hospital Albert Einstein, como solicita entidade

Legenda: Elenco do Ceará recebeu os exames de diagnóstico da Covid-19 às vésperas da partida contra o Sport
Foto: Felipe Santos / CSC

A delegação do Ceará viajou a Recife na sexta-feira (7), para estreia na Série A do Campeonato Brasileiro. Embarcou de avião e ficou isolada em hotel até o momento do jogo contra o Sport no sábado (8), às 21h, na Ilha do Retiro. Apenas na data da partida, no turno da tarde, recebeu os resultados dos testes para Covid-19 no elenco do Hospital Albert Einstein - processo padrão estabelecido pela CBF com obrigatoriedade.

O laudo médico não é o problema. Mas o momento de divulgação de exames: em caso de positivo, o time viajaria com um infectado e ainda perderia um jogador às vésperas da partida - o mesmo desfecho de Goiás x São Paulo, agravado porque nove estavam doentes.

"Acho que os exames devem ser feitos nos laboratórios onde o clube confie, fique na região. Porque a coleta é feita e demora muito. Nós, por exemplo, só soubemos (de resultado dos testes) no dia do jogo, na tarde. O processo está errado, você viajava, ficava confinado e não tinha o menor sentido", explica o presidente alvinegro Robinson de Castro.

> Veja mais notícias de Ceará, Fortaleza e o futebol cearense

> Após casos de Covid-19 nos clubes, CBF muda protocolo sanitário; clubes cearenses elogiam atitude

Durante a construção do protocolo de segurança, o departamento médico do Vovô questionou a decisão e ponderou junto da CBF. A Coluna apurou que a coleta para os exames foi realizada na quarta (5), em Salvador, um dia após final da Copa do Nordeste contra o Bahia. Mesmo assim, o time precisou escolher apenas 23 relacionados e se deslocar sem saber nenhum resultado.

É evidente, os clube têm deveres com o conjunto de ações de segurança interna. A diretoria do Ceará, inclusive, foi a primeira do Brasil a definir um protocolo médico no futebol. Por isso, o plano sempre será evitar a circulação do vírus SARS-CoV-2 entre os atletas. No entanto, estar no vestiário sem conhecimento da saúde do elenco é descaso com a vida.

Em cenário de 100 mil mortes no país, não se pode ter experiência. a CBF precisava mudar.

Atualizações no protocolo do futebol

  • Todos os atletas inscritos no Campeonato Brasileiro serão testados para Covid-19, esteja relacionado ou não, com prazo de 72h de antecedência do jogo.
  • Os clubes têm autorização para realizar os testes em unidades diferentes do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Em todos os casos, há o compromisso da CBF em pagar os exames.
  • Os resultados deverão ser enviados à CBF até 24h antes da partida pelo clube mandante e até 12h antes da viagem pelo clube visitante, o que permitirá que qualquer equipe proceda a troca de eventuais jogadores com teste positivo.