A temporada de 2020 é histórica para o Ceará. O time conquistou título invicto (Copa do Nordeste), cresceu em diferentes frentes e se apresentou competitivo contra os gigantes do futebol nacional.
Os feitos da campanha atual, de fato, tornam o Vovô hegemônico em contexto regional. O caminhar perpassa a evolução alvinegra contínua e a ambição se enraíza no discurso de elenco, diretoria e comissão técnica. Todos estão prontos para fazer história em Porangabuçu.
Isso porque a glória foi construída com a manutenção na Série A. Na dificuldade, a equipe extraiu aprendizado e se reformulou internamente para ter o melhor grupo pessoal dentro e fora de campo. Em 8º na tabela de classificação, com 45 pontos, acompanha de longe os demais da região, que estão brigando contra o rebaixamento: Sport (14º), Fortaleza (16º) e Bahia (17º).
“Fizemos o dever de casa. Muita organização financeira, infraestrutura em todas as áreas, em pessoal, e no elenco também. Temos um trabalho que vai além da formação, atletas com qualidade técnica e perfil cognitivo alto, com foco na carreira deles e mesclados entre jovens e experientes. Isso tudo feito com convicção e acreditando que vai ter o resultado”, explicou Robinson de Castro, presidente do Ceará.
A perspectiva de grandeza atravessa os resultados. Contra os representantes nordestinos presentes nas 1ª e 2ª divisões, o Ceará registra 68,4% de aproveitamento no ano. Diante dos rivais baianos, por exemplo, a equipe mantém invencibilidade de oito partidas, somando duelos com Bahia e Vitória.
Ao todo, foram 19 partidas distribuídas entre quatro torneios: Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série A. O time venceu 12 vezes, empatou três e perdeu quatro, com 29 gols marcados e 17 sofridos.
No quadro de rivais, encarou Bahia, Vitória, Sport e CRB. O arquirrival Fortaleza entra na lista com um saldo diferente: são sete partidas, com derrotas no Campeonato Cearense (3), mas classificação na semifinal do Nordestão ao eliminar a equipe, além de 100% no Brasileirão.
“Vamos avaliar quem terminou o ano bem, com resultado em campo e equilíbrio financeiro. Qual a projeção de competição de cada um? Qual o nível dos elencos? Estamos em outro patamar de trabalho e de material humano, o clube está dando saltos. Tudo através de coletivo, um bom grupo, nessa engrenagem mágica é o encontro dos astros. Temos o melhor elenco, de maior investimento, e vamos em busca do melhor desempenho na Série A, com performance”, afirmou Robinson de Castro, presidente do Ceará.
O Ceará atingiu o primeiro objetivo da temporada com seis rodadas de antecedência na Série A. Conquistou os 45 pontos e firmou permanência na elite nacional pelo 4º ano consecutivo, um recorde na era dos pontos corridos para o futebol cearense.
A marca é simbólica pela maior aproximação junto ao torcedor e as duas últimas temporadas abaixo. Na redenção, escreve os caminhos do ineditismo com sonhos maiores e, hoje, foca na vaga da Copa Sul-Americana: encaminhada. A Libertadores também pode ser alcançada, e a motivação surge da histórica centenária. O hino alerta: ‘com teus craques em campo a brilhar, Ceará tua glória é lutar’.
Bahia
Fortaleza
Vitória
Sport
CRB
Náutico, CSA e Sampaio Corrêa