Clássico-Rei: Fortaleza joga para manter boa vantagem; Ceará quer diminuir diferença

Nas temporadas de 2019 e 2020, quando os dois rivais voltaram a estar juntos na 1ª divisão, Vovô e Leão se enfrentaram 10 vezes até agora. São quatro vitórias tricolores e apenas duas alvinegras

Legenda: Ceará e Fortaleza jogaram seis vezes nesta temporada
Foto: Felipe Santos/Cearasc.com

Já são dois anos seguidos com Ceará e Fortaleza na Série A Campeonato do Brasileiro juntos. As duas equipes competem duas temporadas na mesma divisão. Algo que não ocorria desde os idos de 1993. Naquela época, os dois subiram de divisão juntos e caíram igualmente juntos.

Pois bem, são 10 partidas até agora entre os dois times juntando os anos de 2019 e 2020. O Leão do Pici tem boa vantagem sobre o Ceará. São quatro vitórias contra duas do Alvinegro de Porangabuçu, além de outros quatro empates. Tudo dividido entre diferentes competições. Não está contabilizado apenas o Brasileiro, mas também Campeonato Cearense, Copa do Nordeste e Taça Fares Lopes.

>> Compare os números de Ceará e Fortaleza

>> Veja as táticas e armas de Vovô e Leão para o Clássico-Rei

Começando pelo ano de 2019, quando o Ceará estava em seu 2º ano consecutivo de Série A, o Fortaleza estabeleceu sua vantagem com performances de qualidade. Foram três jogos e ampla vantagem da equipe de Rogério Ceni. Foi um empate (0 a 0) na 2ª fase e duas vitórias (2 a 0 e 1 a 0) na decisão do estadual. A perda do título fez cair, inclusive, o técnico Lisca.

Legenda: Em 2019, o Fortaleza levou vantagem nos confrontos contra o Ceará
Foto: JL Rosa

Na Copa do Nordeste, que seria vencida pelo Tricolor, foi apenas uma partida, terminada em 1 a 1. Mesmo placar do confronto pela Taça Fares Lopes. A única vitória alvinegra na temporada toda foi no primeiro Clássico-Rei da Série A: um 2 a 1 mostrando bom futebol. Depois, na segunda partida, o Leão deu o troco e venceu por 1 a 0.

Na atual temporada de 2020, que sofreu interrupção por causa da pandemia do novo coronavírus, já foram três partidas. A primeira foi disputada antes da paralisação do futebol, em fevereiro, quando mais um empate foi registrado: novo 1 a 1. Em seguida, na retomada, pelo estadual, vitória do Fortaleza, por 2 a 1, na 2ª fase. E na semifinal da Copa do Nordeste, na qual o Vovô se sagraria campeão, vitória alvinegra por 1 a 0.

Confira nossos podcasts: 

É o tipo de valor agregado que dará um pitada de emoção a mais no jogo de hoje. Este Clássico-Rei é 11º da série e já tem uma importância enorme dentro do contexto do Brasileirão. O Tricolor joga para manter essa vantagem folgada. Do outro lado, o Vovô quer diminuir a diferença, de olho, pelo menos, em mais três jogos nesta temporada: dois pela final do Cearense e outro pela Série A.

Legenda: Clássico-Rei desta quarta-feira (2) pode aumentar vantagem leonina e fazer com que alvinegros diminuir a diferença
Foto: Felipe Santos/Cearasc.com