Portugal: Passageiro precisa apresentar teste negativo para Covid-19 para embarcar

Legenda: Vacina para Covid-19 tem possibilidade de ficar pronta para registro em outubro, diz Butantan
Foto: Fundação Oswaldo Cruz/Josué Damacena

O retorno gradual das operações internacionais em Fortaleza - a começar pela TAP que retoma os voos para Lisboa no dia 8 de agosto, e não mais no dia 11 como anunciamos nesta coluna - traz uma série de medidas sanitárias para manter a saúde dos viajantes em tempos de pandemia.

No caso da TAP, as autoridades portuguesas determinaram que todos os passageiros dos voos provenientes do Brasil devem apresentar o teste molecular RT-PCR negativo para Covid-19, realizado nas 72 horas que antecedem o voo, ou será recusado o embarque do passageiro.

"Alertamos também que por determinação das autoridades portuguesas as companhias aéreas, incluindo a TAP Air Portugal, só poderão aceitar como teste negativo válido, o teste molecular RT-PCR. Não será possível aceitar para embarque passageiros que apresentem qualquer outro tipo de teste", informou a companhia.  

Além disso, apenas as viagens essenciais estão permitidas, de acordo com o documento do governo português. 

"Para efeitos do disposto no número anterior, consideram-se viagens essenciais, nos termos referidos na Recomendação (UE) 2020/912, do Conselho, de 30 de junho de 2020, designadamente as destinadas a permitir o trânsito ou a entrada ou saída de Portugal de: a) Cidadãos nacionais da União Europeia, nacionais de Estados associados ao Espaço Schengen e membros das respetivas famílias, nos termos da Diretiva 2004/38/CE, do Parlamento e do Conselho, e nacionais de países terceiros com residência legal num Estado-Membro da União Europeia; b) Nacionais de países terceiros em viagem por motivos profissionais, de estudo, de reunião familiar, por razões de saúde ou por razões humanitárias".

Recomenda-se, portanto, antes da viagem, entrar em contato com as companhias aéreas para esclarecimentos de dúvidas e confirmação dos voos. 

Anteriormente, havíamos dito nesta coluna que os voos da TAP retornariam à Fortaleza dia 11 de agosto. No sistema da companhia, há voos a partir desta data. No entanto, fontes da companhia confirmaram que nesta quinta-feira (6/8) parte o voo de Lisboa às 23h55 (hora local), com chegada prevista à Capital cearense no dia 7, às 3h15. O regresso para Portugal ocorre apenas no dia 8, às 21h20. 



Assuntos Relacionados