O tráfego aéreo no Aeroporto Internacional de Fortaleza vai aos poucos retomando os números pré-pandemia. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (12) pela Fraport AG, passaram pelo terminal em julho deste ano mais de 106,7 mil passageiros, mais que o dobro do registrado em junho (50,1 mil viajantes).
No entanto, na comparação com julho de 2019, a queda foi de 84% no movimento, uma vez que naquele mês passaram pelo terminal da Capital mais de 665 mil passageiros.
O aumento no tráfego de julho, ante os demais meses de pico da pandemia no Ceará, é resultado da retomada de diversas operações no Aeroporto. Em abril, quando grande parte dos voos haviam sido suspensos, o número foi de 21,4 mil passageiros. Já em maio, 28,5 mil viajantes.
A retomada durante os últimos meses foi basicamente liderada pelos voos domésticos, quando Gol, Latam e Azul reforçaram suas operações. É sempre bom lembrar que o tráfego ainda está muito aquém do verificado antes da pandemia. Entretanto, o quadro mostra que a recuperação está em evolução, uma vez que os números da Covid-19 no Ceará vão apresentando melhora e as pessoas se sentem mais à vontade para viajar.
As companhias já sinalizaram que a partir de setembro haverá mais incrementos na malha aérea da Capital, incluindo voos adicionais para diversos destinos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Brasília.
Nos últimos dias, a TAP retomou as operações para Lisboa, duas vezes por semana. A expectativa é que até o início de 2021 grande parte da malha internacional pré-pandemia esteja ativa novamente.