Air Europa retoma voos em Fortaleza com o Boeing 787 Dreamliner

A empresa é a segunda companhia que vai operar o equipamento na Capital

Legenda: Boeing 787 é um dos mais modernos em operação no mundo
Foto: Foto: Divulgação/Air Europa

A Air Europa confirmou que vai voar a partir de novembro, no trecho entre Fortaleza e Madri (Espanha), com os modernos Boeings 787 Dreamliner. A informação foi dada pelo gerente geral da companhia no Brasil, Gonzalo Romero, em entrevista à coluna. A empresa retoma os voos na Capital no dia 1º de novembro com duas frequências semanais, aos domingos e quartas. Antes da pandemia, a aérea utilizava os Airbus 330 que estão sendo substituídos pelos modelos mais eficientes.  

"Nós temos tomado a decisão de que todas as nossas operações internacionais sejam feitas com o Dreamliner. Estamos falando de maior comodidade e também unificando a frota com este modelo de aeronave. Nosso retorno em Fortaleza a partir de novembro é com ele", diz. 

A Air Europa é a segunda companhia a anunciar este modelo de aeronave no Aeroporto Internacional de Fortaleza. A primeira que vai operar será a Air France a partir de outubro deste ano. O Dreamliner é um dos mais modernos aviões em utilização em todo o mundo. O equipamento é mais confortável, tem menos ruídos e possui uma cabine mais silenciosa e propícia para uma viagem de longo curso, além de ser mais eficiente ao gastar menos combustível por assento. 

"O Dreamliner é um produto muito bom. Além de ser moderno, é um equipamento com outros benefícios, como o ar da cabine onde o passageiro consegue dormir melhor por causa da humidade do ar. Tem ainda o benefício do entretenimento a bordo, além de conseguir fazer o trecho de viagem com menos tempo de voo", diz Romero.

Retomada
Segundo o executivo, a Air Europa tem boas expectativas para a retomada dos voos em Fortaleza. Ele diz ainda que espera uma redução das restrições de viagens entre os países para que a demanda se normalize.

"Nós estamos enxergando que com certeza o melhor caminho seria a abertura da fronteira. Ainda temos uma restrição de ingresso de estrangeiros. A nossa expectativa é a demanda em novembro estar um pouco mais fraca, mas o suficiente para que a gente consiga manter as operações". 

Romero afirma que é difícil definir exatamente quando a demanda irá retornar ao patamar de antes da pandemia. No entanto, ele pontua que a demanda das companhias nacionais está se elevando gradualmente em todo o País e que isso é um bom sinal para as operações da Air Europa no Brasil. 

"A demanda está aumentando aos poucos. Nosso reinício na Espanha tem ocupações muito boas, e achamos que é uma indicação positiva que pode acontecer no Brasil no momento da abertura das fronteiras. Em novembro, nós vamos começar devagar, com o pé no chão e avaliando pouco a pouco a situação".

O gerente geral também pontua que a demanda de cargas vai continuar crescendo. Ele diz que antes da pandemia os espaços de porões das aeronaves que faziam a rota Fortaleza-Madri já haviam sido vendidos antes da rota ser iniciada no fim do ano passado.

"Nossos porões estavam lotados de carga. Achamos que essa demanda vai permanecer. O mercado exportador do Ceará continua trabalhando e temos pensado que vai ser proveitoso para este segmento o retorno das operações em Fortaleza". 

Protocolos
O executivo reforça que a Air Europa segue cumprindo de forma rigorosa as recomendações e instruções dos protocolos sanitários. Romero diz ainda que a companhia aumentou a frequência de limpeza das aeronaves e tomou algumas medidas extras para evitar o contato de passageiros com tripulações e pessoal de terra.  

"Estamos fazendo com que os passageiros utilizem os canais digitais antes da viagem para evitar contato com funcionário da empresa. Também estamos aconselhando os passageiros a despacharem as malas de mão e que eles fiquem apenas com uma mochila ou bolsa. Dentro do avião, a gente disponibiliza máscaras e lenços. Estamos oferecendo uma sacola ao passageiro com os alimentos e também pratos superquentes para evitar contaminação", destaca.  

É importante lembrar que o ar da cabine nunca fica estagnado. É uma mistura de ar externo e ar filtrado usando recirculação HEPA ou filtros de alta eficiência. Esses filtros podem capturar partículas contendo vírus com uma eficiência de mais de 99,9%. Eles são os mesmos usados em ambientes hospitalares altamente exigentes, como salas de cirurgia. Nenhuma forma de transporte coletivo é tão eficiente na proteção do passageiro quanto o avião, especialmente se for pilotado com frotas tão modernas e eficientes como modelos Dreamliner.

Parceria
Diante do cenário, Fortaleza continua com um ponto forte que é exatamente o hub da Gol e Air France-KLM. Desde o dia 22 de julho, a Air Europa fortaleceu a parceria que já vinha mantendo com a Gol, e dessa vez incluiu o programa de milhas Smiles. Os clientes Smiles podem acumular milhas voando na Air Europa. 

"Nossa parceria com a Gol vai ser fortalecida com o retorno a Fortaleza. Para o nosso voo é fundamental ter essa conexão. Com certeza isso é muito importante para nós", comenta Romero. 



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