Dicionários escolhem as palavras do ano: pandemia, quarentena, 'lockdown', confinamento

Esperamos que o mundo chegue ao fim de 2021 com uma "palavra do ano" mais otimista

O dicionário americano Merriam-Webster anunciou "pandemia" como sua palavra do ano em 2020. O termo foi um dos mais buscados desde janeiro, quando o novo coronavírus saiu da China, e disparou a partir do dia 11 de março, quando foi declarada a pandemia do novo coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Pandemia tem origem no latim e no grego. É a combinação de "pan" (para todos) e "demos" (para povo ou população). A palavra data da metade do século XVII (17), entrando na literatura médica nos anos 1660 depois das pragas que eclodiram durante a Idade Média.

Não foi o único dicionário que escolheu pandemia como a palavra de 2020. O on-line Dictionary.com também fez a mesma escolha, divulgando que o termo liderou as buscas no ano.

Mas houve exceções. O dicionário britânico Cambridge selecionou "quarentena" como a palavra do ano, justificando que as buscas pela expressão dispararam desde março, quando diversos países decretaram medidas de isolamento social para limitar a proliferação da Covid-19. O Cambridge definiu quarentena como " operíodo de tempo em que as pessoas não tinham a permissão para deixar suas residências ou viajar livremente".

O Collins, outro dicionário do Reino Unido, elegeu "lockdown" (confinamento) como o termo de 2021, citando que a palavra foi vista como "uma medida de saúde pública" e representa uma experiência em que "vida pública normal foi suspensa".

Já o dicionário britânico Oxford não conseguiu selecionar apenas uma única "palavra do ano" e preferiu eleger "palavras de um ano sem precedentes", em referência a diversos eventos que desafiaram a humanidade: Covid-19, lockdown, "bushfires" (incêndios florestais), WFH (word for home, trabalho remoto, em casa),  "circuit-breaker" (interrupção das atividades), "support bubbles" (bolhas de apoio), "keyworkers" (trabalhadores essenciais), "furlough" (licença de trabalho), "Black Lives Matter" (vidas negras importam) e "moonshot" (solução inovadora de tecnologia).

Sem dúvida, as escolhas dos dicionários mostram a unanimidade da crise sanitária que castigou o Planeta desde o primeiro trimestre do ano. 2021 está chegando. O mundo entra na fase de espera pelas campanhas de vacinação em massa, aguardando tempos melhores em que a ameaça invísivel do vírus seja controlada. Que no fim do ano que vem a gente possa celebrar um palavra mais otimista, como vacina, emprego, saúde, retomada econômica...

Veja também