Setor de games aquecido faz surgir demanda por aulas de eSports

Aumento do interesse por jogos faz aplicativo de contratação de serviços lançar consultoria de esportes eletrônicos

Legenda: Os campeonatos de e-sports estão cada vez mais concorridos e valorizados
Foto: Rich T Photo/Shutterstock

A reclusão mudou a rotina de muitos brasileiros e a busca por entretenimento indoor tornou-se a solução contra o tédio. Segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva, 36% dos entrevistados disseram que o hábito de jogar se intensificou na quarentena. Durante o isolamento, jogos como Fortnite e Call of Duty alcançaram mais de 350 milhões de jogadores cadastrados. Consequentemente, para atender um público cada vez mais interessado em games, novos serviços surgem. Um exemplo é o de aulas de esportes eletrônicos, implementado pelo GetNinjas, app de contratação de serviços, em 2020.

O serviço oferece aulas de 19 jogos, entre eles o League of Legends, game que fez com que Arthur Gomides buscasse um professor no app. O jovem passou muito tempo sem jogar e quando retomou o hobbie, quis entender quais eram as novidades e quais táticas estavam em alta. "Acho legal a possibilidade de poder contratar alguém que tenha um rank mais alto e mais experiência que você e, com isso, possa dar esse auxílio para chegar onde você quer também", comenta o freelancer de edição de vídeos, que considera buscar o serviço novamente, seja para ajudar seu time ou para melhorar sua posição no jogo

Porém, não é só de eSports que o gamer vive e o interesse por consoles também cresceu. Enquanto a procura por videogames aumentou 14% em dezembro segundo a OLX, a demanda pelo conserto de aparelhos também cresceu. De acordo com o GetNinjas, o serviço de conserto de videogames somou 53 mil pedidos em 2020; em dezembro, o aumento nas buscas foi de 63% em comparação com o mesmo período de 2019. Em detalhes, 48% dos pedidos foram para o conserto de consoles de Playstation, enquanto as solicitações por Xbox somam 46% da demanda.

De acordo com Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas, a pandemia deixará novos comportamentos de consumo e uma maior familiaridade com a contratação de serviços via aplicativos como heranças. "A crise fez surgir novas necessidades e o setor de games se tornou ainda mais promissor. Com a demanda por aulas de jogos, todos saem ganhando, tanto jogadores experientes que podem adquirir uma renda extra, quanto jogadores menos experientes que podem se aperfeiçoar e superar dificuldades", comenta o empreendedor.

O aplicativo possui mais de 500 tipos de serviços que são oferecidos pelos mais de 1,7 milhão de profissionais cadastrados em todo o Brasil.