Dia da Internet Segura debate importância da mediação dos pais no uso da Internet durante a pandemia

Evento realizado pela Safernet Brasil, NIC.br e CGI.br reúne especialistas em educação e proteção on-line para crianças e adolescentes e abre o calendário de atividades da data global

Foto: Yiorgos GR/Shutterstock

Principal data global sobre segurança e cidadania digital, o Dia da Internet Segura no Brasil chega a sua 13ª edição em 2021. O tradicional evento HUB será realizado no dia 9 de fevereiro pela Safernet Brasil em conjunto com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). A programação do Safer Internet Day 2021 no País contará, ainda, com uma série de atividades durante a semana, além do lançamento de projetos que tratam do tema.

O evento HUB do Dia da Internet Segura é a principal ação em comemoração à data no país e, pela primeira vez, ocorrerá em um formato totalmente remoto, trazendo debates com especialistas brasileiros e internacionais sobre temas que ganharam ainda mais relevância no cenário da pandemia Covid-19, como mediação parental e bem-estar no contexto digital. Durante o evento serão ainda divulgados os indicadores de 2020 dos canais de denúncia e de ajuda da Safernet Brasil, ajudando a contextualizar a importância desse debate no País. "A pandemia provocou mudanças abruptas na rotina das crianças e das famílias, com a Internet assumindo um papel central. Refletir sobre os impactos das mudanças e apontar os caminhos possíveis para garantir o bem estar e o uso seguro e saudável das tecnologias é um dos objetivos do evento, que reunirá pela primeira vez no Brasil nomes consagrados de quatro continentes", diz Thiago Tavares, presidente da Safernet Brasil.

Pela primeira vez falando ao Brasil, a pesquisadora e educadora Alicia Blum-Ross, coautora do best-seller 'Parenting For a Digital Future: How Hopes and Fears about Technology Shape Children's Lives' (Oxford 2020, sem tradução) abrirá o evento. Também estão na programação do evento hub Amanda Third, professora do Institute for Culture and Society da Western Sydney University, Austrália, co-autora do Comentário Geral sobre os direitos da criança em relação ao ambiente digital, da Convenção Sobre os Direitos das Crianças das Nações Unidas; Ranjana Khumani, PhD em Ciência Política e diretora do Centre For Social Research (CSR), da Índia; e Janice Richardson, criadora do Safer Internet Day na Europa, referência global em proteção on-line de crianças e coordenadora da rede Insafe por uma década.

Além da abertura, quatro painéis ao longo de todo o dia 9 de fevereiro serão transmitidos ao vivo e com tradução simultânea, com representantes dos setores público e privado, membros da academia e da sociedade civil. A criadora de conteúdo digital de educação, Débora Aladim, é um dos destaques no painel sobre cidadania digital nas novas rotinas no ensino híbrido.

O Dia da Internet Segura marcará ainda o lançamento do Guia de Segurança para Pais publicado via Instagram, além da campanha do TikTok #UmLugarParaTodos, e do bot 'Pode Falar', do UNICEF Brasil. Trará também informações do estado atual do programa "Por uma Internet mais Segura" do NIC.br, que têm contribuído ativamente para que operadores e provedores de serviços reduzam incidentes e criem uma cultura de segurança em suas redes.

"Ações individuais e coletivas são necessárias para vencermos desafios e alcançarmos soluções para a promoção de um ambiente on-line mais seguro, seja por meio de materiais de orientação, treinamentos, ou discussões como as do Dia da Internet Segura, que reúnem visões e iniciativas plurais de diversos setores da sociedade", ressalta Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.

O Safer Internet Day é comemorado desde 2004 e é uma iniciativa das redes Insafe-INHOPE e Comissão Europeia. No Brasil, a data é celebrada desde 2009 pela Safernet Brasil, que integra a rede INHOPE e é parceira da Rede Insafe para a região, e conta com o apoio do NIC.br e CGI.br na correalização dos eventos HUB ao longo desses anos. O evento atual conta ainda com o apoio do Google, Facebook, Instagram, Tik Tok e Vivo, e será exibido ao vivo no canal do NIC.br no YouTube, aqui, e no perfil da Safernet Brasil no Facebook.

Atividades seguem durante toda a semana

Além do evento hub, o Dia da Internet Segura contará com outras atividades. No dia 10, a Safernet lidera o Youth Summit, evento dedicado a adolescentes e jovens no desenvolvimento de novas estratégias de engajamento para educação em segurança e cidadania digital. A atividade terá a participação de embaixadores do Cidadão Digital, programa da Safernet Brasil e do Facebook que envolveu mais de 54 mil alunos de todo o país em 2020.

Já no dia 11 às 16h, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) - organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - realiza a 15ª edição do Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI). O evento passa a partir deste ano a integrar o calendário de atividades do Dia da Internet Segura no País, e traz uma roda de conversa virtual ao redor do tema "Segurança digital começa cedo".

No dia 12, é a vez do cine-debate da nova temporada da série 'Que Corpo É Esse?', que estreia no dia 9 no Canal Futura. Neste ano, a animação aborda temas como saúde emocional, reputação digital, autonomia no acesso à Internet, aliciamento on-line e autoproteção. O evento vai ocorrer no canal do YouTube do Canal Futura, às 11h.

Iniciativas do NIC.br

No Portal Internet Segura do NIC.br há diversos materiais gratuitos de conscientização e orientação sobre um uso mais seguro da rede. São guias e fascículos sobre temas de interesse geral, destinados a crianças, adolescentes, pais e educadores, além de pessoas com mais de 60 anos e técnicos em Internet e Redes.

Além disso, com o projeto Cidadão na Rede o NIC.br busca difundir e incentivar boas práticas relacionadas à cidadania digital e ao bom uso da Internet, alcançando o maior número possível de usuários. A iniciativa oferece animações curtas, disponíveis gratuitamente para download, que explicam de maneira simples como usar a rede de forma correta e responsável. Abrange questões técnicas e comportamentais, e dicas importantes a serem transmitidas e compartilhadas pela rede.

Em outra ponta, o NIC.br tem nas operadoras e provedores de Internet (ISPx) importantes aliados na promoção de boas práticas. Criado em 2017, o programa Por Uma Internet Mais Segura promove a redução de tráfego malicioso, a melhoria da proteção de dispositivos, e o incentivo ao crescimento de uma cultura de segurança entre os operadores das redes no País. Com o objetivo de fomentar a educação e a troca de experiências entre pares, o programa promove cursos, treinamentos, palestras e reuniões bilaterais, produz materiais didáticos e documentos sobre segurança de redes para divulgação na comunidade.