Canadense faz versões em inglês de Barões da Pisadinha e Zé Vaqueiro e conquista fãs

Kim Sola ganhou a internet com covers em inglês de músicas como "Basta Você Me Ligar" e "Letícia"

É comum no forró eletrônico a transformação de músicas em outros idiomas para o português. Grande parte delas são versões completamente diferentes da composição original. Calcinha Preta, Tropykália, Aviões, entre outras bandas ganharam público com letras internacionais. Agora, o inverso está acontecendo. A canadense Kim Sola, 24, criou um canal no YouTube - há um ano - onde converte, para língua inglesa, sucessos da atualidade.

Há cerca de um mês, a canadense veio para o Nordeste conhecer ainda mais a cultura local. Em Fortaleza, ela diz ter ficado apaixonada com a cidade. "Muitas pessoas me falaram que eu fiz a escolha certa para começar a conhecer a região. Vi muitas semelhanças do povo comigo", avalia Kim Sola.

A canadense afirma ainda que muitos internautas comentam nas redes sociais que ela não parece ser estrangeira. "Eles acham que todos da minha cidade são brancos. Sou negra e meu sotaque 'gringo' acaba me entregando".

Aprender

O despertar pela língua portuguesa aconteceu pela música. Kim Sola começou a criar gosto pela MPB, funk, samba e pagode. Pelo YouTube. A partir desse contato, ela buscou séries e filmes com legendas em português. Ao mesmo tempo, a canadense foi conhecendo novos gêneros. "O forró e o sertanejo vieram por indicação das pessoas que me seguem. Fiquei apaixonada".

"Recairei", "Basta Você Me Ligar" e "Letícia" foram as primeiras canções convertidas para o inglês. Segundo a youtuber, ela tenta traduzir as canções de forma literal, mas esbarra em algumas expressões. "Quando fiz a primeira música dos Barões nem ia postar. Fiquei com medo dos julgamentos. Expressões como 'a perna fica bamba' eu não sabia como traduzir isso em inglês. Mudei um pouco, mas segue o mesmo sentido", explica.

Veja versão de "Basta você Me Ligar":


Kim Sola nunca havia cantando "profissionalmente" até começar a fazer vídeos. "Nunca me vi cantora. Gostava de cantar em karaokê com amigos. Já havia postado covers em inglês em um outro canal no YouTube, mas nunca fiz curso ou treinei minha voz. Apenas faço algo que eu gosto".

Veja também


Atualmente, a canadense passa uma temporada em Natal (RN). No último fim de semana, ele teve a experiência de assistir ao primeiro show de forró da vida. Para começar o check list de eventos, a youtuber curtiu cinco horas de música ao som de Wesley Safadão. "Fiquei surpresa. Ele cantou sozinho do começo ao fim. Ele sabe como se conectar com o público". A canadense deve retornar para Fortaleza em dezembro, onde ficará até janeiro de 2021.