Dirigido pelo cearense Petrus Cariry, filme "O Barco" estreia no dia 5 de novembro nos cinemas

Premiado longa-metragem terá lançamento comercial no Brasil após passar por mais de 20 festivais nacionais e internacionais

Escrito por Redação ,
Legenda: Rômulo Braga interpreta A, cuja vontade de romper com o lugar onde passou sua vida inteira sintoniza-se com o desejo de conhecer o mundo
Foto: Divulgação/Petrus Cariry

"O Barco", nova empreitada do cineasta cearense Petrus Cariry, tem estreia agendada para o dia 5 de novembro deste ano pela Sereia Distribuidora. O filme é o quarto longa-metragem dirigido por Petrus e chega ao grande público após passar por mais de 20 festivais nacionais e internacionais.

O drama familiar acumulou 14 prêmios desde a sua primeira exibição no Festival Cine Ceará 2018, onde foi reconhecido como Melhor Filme pelo júri universitário, Melhor Fotografia, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora.

Com história inspirada no conto homônimo do escritor cearense Carlos Emílio Corrêa Lima, o filme conta a trajetória de Esmerina (Verônica Cavalcanti). Ela é mãe de 26 filhos, cada um chamado por uma letra do alfabeto. A família leva uma vida pacata em uma vila de pescadores até que um barco naufraga trazendo Ana (Samya de Lavor), uma misteriosa mulher que vai mudar a rotina da família. 

O mais afetado é o filho A (Rômulo Braga), o mais velho da prole, que desperta para a vontade de romper com o lugar onde passou sua vida inteira para, finalmente, conhecer o mundo. O elenco ainda conta com a participação dos atores paraibanos Everaldo Pontes, que interpreta um velho sábio da vila, e Nanego Lira, como o patriarca da família.

Equipe

O conto de Carlos Emílio Corrêa Lima foi adaptado para o cinema pelo próprio Petrus Cariry em parceria com Rosemberg Cariry e Firmino Holanda (também montador do filme). A produção executiva é de Bárbara Cariry, a direção de produção de Teta Maia e a trilha sonora original de João Victor Barroso

Uma produção da Iluminura Filmes, "O Barco" foi gravado durante quatro semanas no cenário paradisíaco da Praia das Fontes, reunindo uma equipe técnica formada, em sua maioria, por profissionais cearenses.

Legenda: O ator paraibano Everaldo Pontes interpreta um velho sábio da vila onde se passa a história
Foto: Divulgação/Petrus Cariry

 Além de diretor, roteirista e montador, Petrus também assina a direção de fotografia, trabalho que foi premiado no Islantilla Cineforum (Espanha), no 3º Rivne International Film Festival (Ucrânia), no Rio Fantastik Festival (Brasil), no Festicini 2018 - Festival Internacional de Cinema Independente (Brasil) e no 13º Encontro Nacional de Cinema dos Sertões (Brasil). 

O longa também foi exibido em festivais e mostras dos Estados Unidos, Alemanha, Itália, Nigéria, México, Chile, Colômbia e Portugal.

Assuntos Relacionados