Software capaz de roubar dados do consumidor é identificado em TV Box, diz Anatel

Programas são capazes de capturar dados financeiros e fotos

Legenda: Anatel determina bloqueio de sinais de TV Boxes piratas
Foto: shutterstock

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) identificou nesta quarta-feira (22) a presença de software malicioso (malwares) em aparelhos de TV Box não homologados pela agência. As informações são do Metrópoles

Veja também

Os programas são capazes de capturar dados dos usuários. Segundo a agência, 3,8 milhões de produtos não autorizados foram retirados do mercado nos últimos dois anos e, desses, 1,1 milhão eram TV Boxes.

O equipamento funciona transformando aparelhos de TV tradicionais em smarts. Nos testes, a Anatel usou apenas produtos ilegais, ou seja, não homologados pelo órgão, que foram adquiridos em centros de comércio popular e na internet.

Dados financeiros

Ainda conforme a agência, foi identificado nos aparelhos um malware que permitem a agentes externos capturar informações, como dados financeiros e fotos, de usuários conectados na mesma rede.

“Além de violar conteúdo protegido por direitos autorais, [TV Boxes não homologados] também contêm vulnerabilidades que comprometem a segurança e proteção dos dados do usuário”, concluiu a Anatel no relatório.