Demônio de areia? Redemoinho de poeira surpreende motorista no Crato; veja vídeo

Evento é causado quando ar localizado sobe rápido em contato com a poeira, em condição climática quente

Escrito por Redação ,

Uma cena inusitada chamou a atenção de um motorista que passava por trecho da CE-292, no município de Crato, no Ceará. Nas imagens, publicadas nesta quinta-feira (7), um redemoinho se forma em uma zona terrosa à beira da estrada.

O vídeo foi gravado pelo representante comercial Edrei Samuel, que contou em entrevista ao G1 que vê o fenômeno com constância enquanto trafega por estradas do estado, mas achou "esse bem interessante em relação aos outros que já tinha presenciado".

O funil de terra que se forma com a força do vento, apesar de gerar imagens impressionantes, não é um fenômeno para se preocupar. Trata-se de um evento conhecido como 'dust devil', ou demônio de areia.

Redemoinho surpreendeu motorista no Crato.
Legenda: Redemoinho surpreendeu motorista no Crato.
Foto: reprodução

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o redemoinho se forma "quando ar quente, bem localizado, sobe de forma rápida, ganhando rotação e absorvendo, pela diminuição da pressão, o que está ao redor, principalmente poeira"

Veja também

Nas redes sociais, usuários repercutiram o vídeo e sinalizaram outras manifestações do pequeno redemoinho em diferentes regiões do estado. É o caso da professora Lia Karine Girão, que respondeu à Funceme, pelo Twitter, registrando uma ocorrência semelhante em Altaneira, na região Sul cearense. Assista vídeos no topo da página.

Assuntos Relacionados