Covid-19: Diante do aumento de casos, Sobral reabre hospital de campanha com 50 leitos

A unidade terá 15 leitos de UTI e 35 de enfermaria. O hospital custará, por mês, R$ 1,5 milhão

Escrito por André Costa , andre.costa@svm.com.br
Legenda: A unidade havia sido fechada em novembro do ano passado
Foto: Divulgação

A tendência de alta nos casos confirmados pelo coronavírus em Sobral, na região Norte, resultou na reabertura do hospital de campanha do Município, que hoje já conta com 14.414 infectados, segundo dados da plataforma IntegraSus, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O Hospital Dr. Francisco Alves foi reaberto nesta segunda-feira (15), com 15 leitos de UTI e 35 de enfermaria. 

Veja também

O Prefeito de Sobral, Ivo Gomes, expressou preocupação com o aumento dos casos e pediu para que a população adote com mais rigor as medidas sanitárias.

“Boa parte da população continua precavida, mas, infelizmente, tem um seguimento que acha que não está acontecendo nada. E a prova de que está acontecendo coisa muito grave é a reabertura desse hospital”.  

Segundo o gestor, a reabertura do hospital vai custar mais de 1,5 milhão de reais por mês. “Vamos aportar todos os recursos necessários e suficientes para que esse hospital continue salvando vidas, como já salvou muitas”, acrescentou.

A unidade, que havia sido desativada em novembro do ano passado, vai ficar aberta até que a tendência de novos casos decline. Serão cerca de 170 profissionais atuando no hospital Dr. Francisco Alves. 

Aumento

No último dia 5, Sobral registrou, em um intervalo de apenas 24 horas, 53 novos casos da Covid-19. O número é o maior desde agosto, quando no dia 12, foram apontados 67 casos, conforme dados do IntegraSus. Esse aumento reflete diretamente na ocupação dos leitos. 

O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, dispõe de 40 leitos de UTI, dentre os quais 38 estão ocupados (taxa de 95%). Já nos leitos de enfermaria, 19 dos 28 estão preenchidos (67,86%)

A curva crescente nos casos não é, no entanto, exclusividade de Sobral. O risco de contaminação da Covid-19 entre moderado e altíssimo chegou a todas as cidades do Ceará. Dos 184 municípios cearenses, 99 estão na classificação "altíssima".

Assuntos Relacionados