Esquentou? Pode ser ar no sistema

Esquenta demais o motor? O problema pode estar no sistema de arrefecimento. Fique atento as causas

Legenda: É importante verificar o nível de água do sistema de arrefecimento a cada vinte dias, ou até mesmo devido ao clima quente da cidade. Se estiver baixo, preencha até a marca indicada, não ultrapasse, senão pode criar ar no sistema também

Atitudes de zelo ao carro, quando feitas de forma errada, podem virar de mocinha a vilã na vida útil do veículo.

Em uma ida ao posto de combustível, geralmente fazemos o seguinte procedimento: abastecemos, calibramos pneus e colocamos água no reservatório do limpador de para-brisa e no de arrefecimento do motor, quando ambos precisam. No entanto, no caso do último item, seria melhor dispensar o serviço.

Checar o nível não há problema, porém não é recomendado abrir o recipiente devido o carro estar quente. "Isso é errado porque você chegou com o automóvel em funcionamento, quando o funcionário vai abrir a tampa, já entrou ar no sistema", pontua Tony Marcos, técnico de injeção eletrônica da Mister Auto Center. "No posto, só em emergência, quando há perda de água e o motor esquentou", completa.

A consequência não é instantânea e imediata de uma ação isolada. "Você coloca um, duas, três vezes. Vai criando uma pressão, com um tempo pode ocorrer estouro de mangote (mangueira do motor) e o motor vai passar a esquentar", ressalta.

O certo é comprar a água do radiador com aditivo ou destilada para colocar com o carro ainda frio, antes de sair de casa. Faça a cada vinte dias, não ultrapassando a margem. Isso pode expulsar a água, mesmo com a tampa lacrada, criando ar.

Entenda o problema

Mas, o que é ar no sistema? É um problema que pode acontecer no sistema de arrefecimento do veículo. Pode ser devido a um vazamento, quando há alguma mangueira ressecada, ou durante a colocação de água/aditivo com o automóvel ainda quente.

"O ar faz o motor esquentar e o ventilador não entrar em funcionamento. Com o superaquecimento, pode acontecer a vibração do motor, perda de potência e até parada instantânea, ele estanca", explica.

Nessa ocasião, o motorista deve parar o carro, esperar cerca de 30 minutos e depois colocar a água com o motor funcionando. "Não é bom pôr a água fria sem estar ligado, pode ocasionar choque térmico, tendo quebra do motor", relata.

Outra forma de criar ar no sistema é quando o reservatório está baixo, podendo ocasionar a pane seca. "O sistema trabalha sob pressão. Com um tempo, motor aquece e a água evapora, mas o motorista não percebe. Acontece que a bomba que puxa água acaba criando gases, cria o ar, enchendo o sistema de ar", explica Tony.

Nesses casos, mesmo preenchendo o reservatório, não vai resolver o problema, só a oficina resolve. Nela é feita a drenagem que dura cerca de duas, dependendo do carro e do caso. O serviço custa R$ 80,00, em média.

Caso haja pane seca, o motor perca força e ainda assim o motorista continue exigindo do carro e não preste atenção no ponteiro de temperatura, pode ter quebra imediata do motor. Se o condutor notou, estacionou e pôs água com carro parado: há choque térmico, com "trincadura" no cabeçote ou bloco do motor na hora.

Camila Marcelo
Repórter