Tom Barros: Voadora condenável

Como já era esperado, o Ceará ganhou do Tiradentes. O Tigre foi resistente: perdeu só por 1 a 0. Como prometera seu treinador, Vladimir de Jesus, seu time ficou mais atrás. Nada de tentar jogar de igual com um alvinegro muito superior. Logo no minuto inicial Fernandinho perdeu a primeira chance de fazer Ceará 1 a 0. Depois o goleiro Fábio Lima fez notáveis defesas em conclusões de Carlão e Siloé. Até aí tudo corria normal. Começaram depois os equívocos de Almeida Filho. Um pênalti em Siloé que Almeida não viu. E outro pênalti mais absurdo: a voadora de Fábio Lima em Jhonnatan que Almeida também não viu. Almeida consultou seus auxiliares. Ninguém viu. Que esse trio foi fazer em campo? A entrada condenável passou impune. Deus meu...

Expulsões

Muitos os jogadores brigões que transformaram o PV num cenário de lutas do MMA. Só dois pagaram o pato: Siloé e Marcel. Mas o autor da voadora, Fabio Lima, ficou em campo. São coisas assim que enodoam o futebol. Em momentos de confusão o árbitro e os auxiliares devem estar mais atentos. Tanta conversa entre eles para nada.

Infeliz

O goleiro Fábio Lima, do Tiradentes, fez uma série de defesas importantes. Poderia ser alvo só de elogios. Poderia até ter sido eleito como o melhor em campo. Mas manchou sua atuação com uma jogada violenta e desnecessária. Apagou o brilho de sua jornada com o lance de total desrespeito ao profissional concorrente. Não é por aí.

Recordando

23 de janeiro de 2006. E assim se passaram dez anos... Apresentação do zagueiro Duílio no Fortaleza. Duílio Adriano de Souza então com 26 anos de idade. Foi revelado pelo Inter/RS, onde se sagrou campeão gaúcho em 2002. Foi campeão catarinense pelo Criciúma. Jogou no Ceará, Barueri, Ipatinga-MG, CRB/AL, Confiança-SE, Joinville-SC e América-SP. Duílio completará 36 anos no dia 15 de março. Atualmente está sem clube.

Presença

Nos jogos do Fortaleza antes de estrear no "estadual", o destaque fora Elias. Mas na vitória sobre o Itapipoca, a maturidade de Daniel Sobralense fez a diferença, quer pela parte tática, quer pela facilidade de criar jogadas. Como disse Bechara, a experiência trazida do futebol europeu dá ao Daniel uma enorme vantagem.

Início animador

Importante observar a participação de Juninho na meia-cancha do Fortaleza. É muito habilidoso. Na goleada sobre o Itapipoca, foi fundamental o papel que exerceu. Poderá ser um dos destaques do campeonato. Outro que vem crescendo de produção é Dudu Cearense. O começo de ano do Fortaleza está sendo profundamente animador.

Destaque

Na vitória do Ceará sobre o Tiradentes há que se destacar a atuação de Alex Amado. Não apenas pelo bonito gol que marcou, o da vitória (1 x 0), mas pelo seu trabalho no conjunto. Criou sérios embaraços para a defesa do Tigre, onde Ivonaldo e Kelvin sofreram na tentativa de conter as investidas de Alex Amado. É muito difícil marcá-lo. Que o diga a defesa do Tigre.

Data. Mando meu abraço de parabéns ao companheiro Carlos Fred, que completa hoje 45 anos de profissão. Acompanhei o início de sua carreira na Rádio Dragão do Mar em 1971. Voz bonita e narração precisa logo o levaram a crescer na emissora. Anos depois, Carlos Fred trabalhou na equipe de Gomes Farias onde passou longa temporada. Cobriu as Copas do México, Itália, França e Estados Unidos. Teve boa temporada na TV Diário. Desejo ao Fred muita saúde, paz, felicidade.