A Copa do Mundo ganha todos os espaços. Até parece que o resto do mundo parou. As estrelas do céu cedem lugar às estrelas mortais: Neymar, Cristiano Ronaldo, Messi, Salah, no centro das atenções. Mas o Ceará só pensa em vitória na Série A nacional? Na elite, o próximo jogo do Vozão será quarta-feira, 18 de julho, diante do Sport-PE no Castelão. O primeiro jogo após a paralisação do certame em razão da Copa do Mundo. Sim, mas amanhã haverá jogo com o Bahia pela semifinal da Copa do Nordeste. Uma vitória sobre o Bahia, que é time da Série A, não seria de grande valia? Resposta simples: afirmativo. Mas há quem mire apenas vitória na Série A como instrumento de reação, máxime para quem, como o Ceará, está na lanterna.
Objetivo
Mesmo com desfalques para enfrentar o Bahia e num jogo por outra competição diferente da Série A, será interessante uma vitória alvinegra. Explico: se o Ceará perder, aumentarão os complexos. Mais fantasmas inquietarão a vida alvinegra. Mais difícil então será reabilitar-se na Série A.
Prejuízo
Com tantos desfalques, prejudicado está o Lisca no trabalho de reformulação. Se fosse com o time titular inteiro, Lisca poderia avaliar melhor a evolução ou não da filosofia que está implantando. Já com o time "quebrado" a própria avaliação estará comprometida por motivos óbvios.
Recordando
1958. Brasil campeão do mundo na Copa da Suécia. Garrincha, ao lado de Didi, afaga a Taça Jules Rimet, já no hotel em Estocolmo. A propósito, na atual Copa, a concentração do Brasil fica em Sochi, bem distante de Moscou. Em 1958, o Brasil ficou concentrado no vilarejo de Hindås, no Turist Hotel, hoje chamado Hjortviken, bem distante de Estocolmo.
Nem aí
Embora no sábado, 23, haja bons jogos pela Copa do Mundo, nessa data a torcida do Fortaleza não estará nem aí para a Rússia. Quer mesmo é jogo com o Oeste, às 19 horas no Castelão. Além disso, Alemanha x Suécia será às 15 horas; Coreia x México, às 12 hs; Bélgica x Tunísia, às 9 hs. À noite, só o Leão no embalo.
Pedreira depois
Após o jogo com o Oeste, o Fortaleza pegará parada dura: no sábado, 30, 19h15, enfrentará o Paysandu no Mangueirão. Se no alçapão da Curuzu, seria mais complicado. Lá está o ídolo tricolor Cassiano, que entrou para a história do Leão pelo gol do título de campeão cearense de 2015, aos 47 minutos do segundo tempo.
Lançamento
Hoje, na Livraria Cultura (Av. Dom Luís, nº 100), Airton Fontenele lança o livro "Brasil em Todas as Copas do Mundo", com encarte especial da revista sobre as Copas 2014-2018 (capa ao lado). Com seus 91 anos de idade, Airton é referência, sabedoria, um monumento à pesquisa nacional. Imperdível.
Estatística
Nesta sexta-feira, dia 22, às 9 horas da manhã, pelo grupo "E" da Copa do Mundo, em São Petersburgo, Brasil (1 ponto ) x Costa Rica (zero Ponto). Ranking da FIFA: Brasil, 2ºlugar; Costa, 23ºlugar. De 1956 a 2015, as seleções principais dos dois países se enfrentaram dez vezes (nove vitórias dos brasileiros, uma vitória dos costarriquenhos). Em Copa do Mundo , dois triunfos do Brasil: 1 x 0 (1990-Turim) e 5 x 2 (2002- Suwon). Dados de Airton Fontenele.