Tom Barros: Vantagens enganadoras

Legenda: Recordando: A partir da esquerda: o ex-goleiro Cícero e o cronista esportivo Hilton Junior. O conhecido e carinhosamente chamado de Cícero Capacete foi notável goleiro do futebol cearense nas décadas de 1970 e de 1980. Ganhou títulos estaduais no Fortaleza, Ceará e Ferroviário. Hoje Cícero está engajado nas atividades da Fugap (Fundação Garantia do Atleta Profissional). Hilton Junior tem feito gravações para o Museu da Chuteira

O mata-mata traz sempre questionamentos sobre a posição de primeiro e segundo lugares. Será que essas posições na fase classificatória significam vantagem mesmo? A única é a de fazer o jogo de volta em casa. Presume-se que decidir em casa amplia a possibilidade do anfitrião. E quero crer que seja assim. Entretanto, não raro, as coisas se invertem. Vejam agora mesmo na disputa entre Vila Nova e Portuguesa. O time paulista foi o segundo colocado com 30 pontos no Grupo B. O Vila foi o terceiro do Grupo A com 33 pontos. A vantagem de decidir em casa ficou com a Portuguesa. Tudo bem. Mas já no primeiro jogo o Vila Nova ganhou e leva a vantagem do empate para o jogo de volta. Portanto, as vantagens no mata-mata existem, mas podem ser enganadoras.

Em casa

Vejam só: a Portuguesa continua com a vantagem de decidir em casa, mas agora terá de correr maiores riscos. Como a Lusa não marcou nenhum gol em Goiânia, para cada gol que vier a sofrer do Vila, a Portuguesa terá de assinalar dois. A vantagem nesse modelo logo se neutraliza. Advertência que faço ao Fortaleza.

Gols

Tenho insistido nas observações: é importante que o Fortaleza assinale gols em Pelotas neste jogo de ida com o Brasil/RS. Empate de 0 x 0 não é bom. Empate com gols, máxime a partir de 2 x 2, é melhor. Mas vitória no campo do adversário tem de ser mesmo o objetivo maior, principalmente para quem passou as experiências que o Leão já passou.

Ao vivo

O melhor do melhor na transmissão ao vivo do jogo Brasil/RS x Fortaleza você terá amanhã pela TV Diário. O repórter Ricardo Mota, que já vem mandando matérias especiais sobre a temporada tricolor no Rio Grande Sul, estará com Irismar França e Wilton Bezerra na cobertura do primeiro jogo do Leão no mata-mata. Alto nível.

De cor

Acredito muito quando um time tem sua formação decorada pela galera. É sinal de automação, mesmo que haja mudança emergencial. Caso do Fortaleza nesta reta final: Ricardo Berna, Tinga, Lima, Adalberto e Thallyson; Auremir, Corrêa, Daniel Sobralense e Everton; Maranhão e Lúcio Maranhão. Alguém tem dúvida disso? Não tenho.

No "Bem Amigos"

Segunda-feira próxima, o cantor Raimundo Fagner, apaixonado torcedor do Fortaleza, participará do programa "Bem Amigos", a convite de Galvão Bueno. Fagner cantará algumas de suas belas canções e na oportunidade dará de presente ao Galvão uma camisa do Fortaleza com o nome Galvão inscrito nas costas. Levará cinco camisas para os demais do programa.

Selecionadas

Dos 23 convocados por Dunga para os dois primeiros jogos das eliminatórias 2018 nove já atuaram na Copa do Mundo. Kaká em três Copas (2002, 2006 e 2010), 10 jogos e um gol; Daniel Alves, duas Copas (2010 e 2014), nove jogos. Só atuaram na Copa 2014: David Luiz (7 jogos, 2 gols), Marcelo (6 jogos, 1 gol contra), Luiz Gustavo (6 jogos), Fernandinho (5 jogos, 1 gol), Willian (5 jogos), Oscar (7 jogos, 2 gols), Hulk (6 jogos). O goleiro Jefferson esteve na Copa 2014, mas na suplência. Dados de Airton Fontenele.

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros