Tom Barros: Uma vaga a menos

Legenda: Recordando: 2006. Fortaleza Esporte Clube. A partir da esquerda, só os jogadores (em pé): Glauber, Alan, Maizena, Galeano e Finazzi. Na mesma ordem (agachados): Mazinho Lima, Thiago Sousa, Dude, Maurílio, Ígor e Weber. Desse grupo, só Maurílio abraçou a carreira de treinador. Faz tempo não tenho notícias de Mazinho Lima, Dude, Alan, Igor e Galeano. O ex-goleiro Maizena é comerciante. (Colaboração de Elcias Ferreira)

Se for mantida a tradição segundo a qual todo time considerado grande que cai da Série A tem garantida a ascensão numa das quatro vagas oferecidas pela Série B no ano seguinte, teoricamente restarão três para o Ceará disputar em 2016, pois uma delas já será do Vasco da Gama. Será mesmo? Se o Vasco mantiver o baixo nível demonstrado este ano, terá de ter muito cuidado para não cair para a Série C. De qualquer forma, a história do Botafogo, Palmeiras, Corinthians, Fluminense, Atlético Mineiro e do próprio Vasco, quando caíram e logo subiram no ano seguinte, confirma a tradição: time grande da Série A, quando cai, só passa um ano na Série B. Tem sido assim até hoje, mas uma dia a tradição pode despedaçar-se. O Vasco, pois, que se cuide.

Mais trabalho

Pelo exposto na abertura da coluna, mais trabalho teoricamente terá o Ceará para alcançar seu objetivo de voltar à Série A em 2017. Robinson de Castro já sabe que a montagem da equipe para o próximo ano jamais poderá ficar nos padrões de 2015. Foi sufoco demais, sofrimento demais até o último minuto da última rodada.

Magnata

Com o encerramento da Série A 2015, Magno Alves vem passar férias em Fortaleza. É possível a volta de Magno ao Ceará. Ele já realizou seu sonho de voltar a jogar, como jogou, a Série A pelo Fluminense. Pronto. Nos últimos meses havia sinais de insatisfação dele lá. Como sua esposa, Natália Varela, trabalha na TV Diário há motivo para seu retorno.

Momento

A escolha do melhor técnico do ano sempre deveria acontecer após o térmico das disputas. A avaliação seria pelo desempenho ou resultado? Marcelo Chamusca fez ótimo trabalho no Fortaleza. Tirou o penta do Ceará, mas não alcançou o objetivo maior, ou seja, a ascensão do tricolor para a Série B nacional.

Resultado

O técnico Lisca terminou o ano nos braços da torcida do Ceará porque alcançou o objetivo maior: não ser rebaixado. Apesar do pouco tempo, Lisca conseguiu fazer com que o time subisse de produção e alcançasse a série de vitórias de que precisava. Vida de técnico é também de surpresas quanto a glórias e frustrações. O critério resultado foi que valeu.

Licença

Roger Gouveia fez belo trabalho no Fortaleza, onde, ao lado de Celso Filho, cuidou da preparação física do time. O Leão durante todo o certame, demonstrou ótimo condicionamento. Roger pediu licença de seis meses, pois irá com Marcelo Chamusca para o Sampaio Corrêa/MA. Marcelo tinha convite de um time da África, mas, a pedido da esposa, optou pelo Maranhão.

Retrospecto 2015

A Seleção Brasileira, sob o comando de Dunga, fez 14 jogos (8 oficiais, 6 amistosos). Foram 10 vitórias, dois empates e duas derrotas (1 x 0 para a Colômbia na Copa América e 2 x 0 para o Chile nas eliminatórias). Certames oficiais: 5º na Copa América; 3º nas Eliminatórias Copa 2018. Usou 37 atletas, três deles em todas os jogos: Miranda, Elias e Willian. Dois expulsos: Neymar e David Luiz. Usou sete estreantes. Fez 24 gols, sofreu 10. Dados de Airton Fontenele.

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros