Tom Barros: Um título especial

O Fortaleza, com seu porte de time grande, encara hoje o Floresta na decisão da Taça Fares Lopes. Cuidou de segurar Adalberto, Vinícius Baiano, Jô, Hiago, Matheus e Alan Fabrício até o fim desta competição, alertado que ficou após o empate com o Iguatu no jogo de volta da semifinal. O emergente Floresta tem jogadores bons como Felipe, Zé Carlos, Otacílio Neto e Edson Cariús. Fez bela campanha, inclusive eliminando o Guarani de Juazeiro. Credenciou-se com mérito para a final. E mais: por ter tido a melhor campanha, o Floresta tem a vantagem de dois empates para conquistar o título. Ao Fortaleza caberá a iniciativa de neutralizar a vantagem do Floresta. Isso só será possível com vitória do Leão hoje. É a luta por um título muito especial.

Time grande

Pela primeira vez a Taça Fares Lopes terá um time grande participando da decisão: o Fortaleza. Antes, Ceará e Fortaleza não participavam dessa competição, que era disputada apenas pelos chamados times médios. Pela presença do Leão na final, a Taça Fares Lopes ganhou espaços na mídia.

Ganhou

Na fase de grupos, o Floresta ganhou do Fortaleza (0 x 2) no Castelão. O Floresta terminou com 10 pontos em quatro jogos, na primeira posição. O Fortaleza terminou a primeira fase com sete pontos, em segundo na tabela do Grupo A1. Situação bem equilibrada,

Recordando

Image-0-Artigo-2317688-1

31 de outubro de 2007. Assim se passaram dez anos... O então jovem atacante do Fortaleza, Cleiton, contundiu-se num treino no Pici, sendo levado ao departamento médico. Ele hoje está com 31 anos de idade. Atuou este ano pelo Paracatu-MG. Jogou no Mypa da Finlândia em 2009. Atuou também em vários times do futebol cearense.

Marcação

Muito elogiado, após a vitória do Ceará sobre o Internacional-RS, foi o volante Richardson. A marcação funcionou muito bem. E observem que o Vozão não contou com Raul, outro jogador de suma importância no setor. Um dos motivos da manutenção do padrão é ter boas opções no banco. O Ceará tem.

Falta pouco

No caminho do Ceará: Juventude (8º lugar) em Caxias Sul, Guarani (15º) no Castelão, Goiás (9º) no Serra Dourada, Paysandu (11º) no Castelão, Criciúma (10º) em Santa Catarina e ABC (lanterna) no Castelão. Desses adversários alvinegros, só mesmo o Juventude (46 pontos) ainda sonha com o G-4.

Em alta

O jovem meia do Ceará, Lima, de apenas 21 anos de idade, tem sido alvo de atenções especiais. Das bases do Grêmio, emprestado ao Ceará, ele há demonstrado futebol de alta qualidade. Já assinalou quatro gols. E não conto os lances em que sua categoria fez a diferença. Genial o lance em que serviu Elton no gol sobre o Inter-RS.

Há 50 anos. Em 1967 o América-CE disputou com o Náutico a 3ª fase da Taça Brasil. Primeiro jogo em Recife, dia 22 de outubro. Náutico 1 x 0 América, gol de Salomão. O Náutico: Lula, Gena, Mauro Calixto, Fraga e Clóvis; Salomão e Paulo Choco; Miruca, Tonho, Ladeira e Lala (Nino). Técnico Duque. América: Pedrinho Cruz, Ribeiro, Cícero, Luciano Frota e Ninoso; Osmar e Zé Gerardo; Pinha (Wilson), Araújo, Mozart Gomes e Da Silva. Técnico Gilvan Dias. Amanhã os detalhes do jogo de volta. Pesquisa de Eugênio Fonseca.