Tom Barros: Tudo outra vez

Nova contagem faz o Ceará para sair da zona de rebaixamento. A derrota em Goiás interrompeu a sequência necessária para o time alcançar seu objetivo. Agora a diferença para o primeiro fora da zona (Macaé) é de oito pontos (25 a 17). O Ceará teria de somar nove pontos para ultrapassar o Macaé, desde que este também tivesse uma sequência de três derrotas. Então parece utopia projetar a saída da zona para as próximas três rodadas. Além disso, seria necessário igualmente que Mogi, ABC e Boa Esporte também sofressem tropeços pelo caminho. Nas cinco próximas rodadas o Ceará terá pela frente o Paysandu (hoje no Castelão), CRB (fora), Náutico, Sampaio (fora) e Bahia. Até lá será possível avaliar melhor que chances o alvinegro ainda terá para sair da zona maldita.

Adversário

É público e notório: o Ceará é um time em contínuos ajustes. Previsão, pois, de muitas dificuldades diante do Paysandu que vem no embalo de vitórias sobre o Botafogo no Rio e sobre o Bragantino em Belém. Tem Yago Pikachu em grande fase. Cuidado com Fahel. Misael é arma reserva para contra-ataques quando o adversário dá espaços.

Muita fé

Vi no Sportv uma longa entrevista do técnico do Vasco, Jorginho. O Vasco é lanterna da Série A com apenas 13 pontos, já na 21ª rodada. Pois ele disse que o Vasco ainda tem condições de se recompor e de não ser rebaixado. Ora, se Jorginho pensa assim com apenas 13 pontos, por que o Ceará com 17 não pode pensar melhor, homens de pouca fé?

Elogios

Na entrevista de Marcelo Chamusca inserida no site do Fortaleza, ele faz referencias elogiosas ao comportamento da equipe na vitória sobre o Salgueiro, máxime pela intensidade do ritmo no primeiro tempo, onde definiu o jogo. Concordo. Mas é bom não esquecer: por falhas na defesa do Leão, o Salgueiro teve cinco claras chances de gol.

Soma

Cinco chances de gol. Em duas o Salgueiro assinalou seus gols. As outras três: numa Ricardo Berna fez notável defesa. Na outra, a bola bateu no duas vezes na trave. Finalmente, na fase final, Anderson livrou de Berna, mas chutou rente, para fora. A soma de cinco erros da defesa merece reflexão. Jamais pode ocorrer isso no mata-mata.

Ala goleador

Em três jogos seguidos pela Série B, o ala Victor Luís marcou três gols. Num deles, a dúvida: teria cruzado e, por sorte, a bola entrara no gol? Após o jogo, Victor disse que chutara para fazer o gol. Para não restar dúvida, nos jogos seguintes ele fez mais dois gols, sempre apoiando pela esquerda. Ganhou a torcida. Hoje já se sabe que ele chuta para fazer gol mesmo e não apenas para cruzar.

Notas & notas. Que boa campanha faz o Sport/PE na Série A. É o oitavo colocado, na frente de times famosos como Santos, Flamengo, Internacional/RS e Cruzeiro. O Sport é o único do Nordeste na elite nacional. /// Quinta-feira o Ferroviário volta a campo pela Copa Fares Lopes. Enfrentará o Tiradentes. No primeiro jogo, quando ganhou do Ceará, 1 a 0, gol de Rinaldo, a torcida coral foi em pequena escala, fato que deixou decepcionado o presidente Carlos Mesquita. Quero ver agora.

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros