Tom Barros: Times com brios feridos

Há esforço gigantesco por parte dos cronistas para evitar a repetição dos comentários esportivos. Tenho acompanhado programas de rádio e de televisão voltados para o futebol. Mas a batida na mesma tecla parece inevitável. Com raríssimas exceções, a grande maioria afirma que nesta fase semifinal Ceará e Fortaleza passarão e farão a grande decisão do campeonato cearense 2017. Não seria isso desrespeito ao Ferroviário e ao Guarani de Juazeiro, que também estão na disputa? Não seria isso rebaixar à categoria inferior dois times que, com seus méritos, também alcançaram a mesma fase em que agora estão incluídos Ceará e Fortaleza? Cuidado, amigos. Times com brios feridos, não raro, surpreendem. Cuidado para não queimarem a língua...

Fora

Pela leitura da maioria da torcida, não haveria necessidade de Ferroviário e Guarani irem a campo. Que sentido teria irem a campo se especialistas já dizem que tudo está antecipadamente decidido? Seria loucura, insanidade mesmo, saltar a semifinal, sob a alegação de que Ferrão e Guarani já estão fora antes de jogarem. Assim é demais, gente.

Do outro lado

No meu entendimento, as colocações segundo as quais Ceará e Fortaleza já estão na final podem servir de combustível para Ferroviário e Guarani. Os técnicos Vladimir de Jesus e Washington Luís, respectivamente, poderão mexer com os brios de seus comandados. Isso, quando bem trabalhado, tem grande efeito moral.

Recordando

Década de 1960. Rara foto do "combinado" Ferroviário, Fortaleza e Ceará. A partir da esquerda (em pé): goleiro Pedrinho, também chamado Pedronito (não confundir com Pedrinho Simões e Pedrinho Cruz que atuaram na mesma época), Luciano Frota, Esteves, Gojoba, Laudenir, Carlindo, Veras e César Moraes. Na mesma ordem (agachados): Ubiratan Távora, Wilson, Coca-Cola, Gildo, Croinha e Neves. (Álbum de Elcias Ferreira).

Image-1-Artigo-2221513-1

Afirmação

Que bela temporada está fazendo o volante do Ceará, Arthur. Apesar de bem jovem, ele não oscila. Mantém impressionante regularidade de produção. E, em determinados momentos, aparentemente assume a liderança em campo. Pode que, nesta última parte, eu me engane. Mas importante mesmo é a afirmação do atleta.

Cultura

Pedro Mapurunga, diretor do departamento de cultura do Ceará, lembra que o conselho deliberativo homenageará hoje, com um almoço, os remanescentes do famoso tri de 1961/62/63. São eles: Alexandre Nepomuceno, Mauro Calixto, Marco Aurélio e Zé Gerardo. Gostaria de foto do encontro para o "Recordando".

Momentos

Rodrigo Andrade de volta, à disposição do técnico do Fortaleza, Marquinhos Santos. Na entrevista concedida a Denise Santiago, Rodrigo falou de seus objetivos, após superar a contusão que o afastou dos gramados por um bom tempo. Desde que chegou ao Pici, Rodrigo alternou bons e maus momentos. É uma necessidade subir de padrão e manter a regularidade.

Image-0-Artigo-2221513-1

Notas & notas. Amanhã, sábado, último dia de inscrição para o Curso de Capacitação Profissional de Futebol de Salão em Itapajé. Até ontem, cerca de 60 nomes estavam garantidos. A meta dos promotores é chegar a 100 participantes. Contatos pelo telefone (88)9-9926.7212. /// Que beleza! A Série B cearense de 2017 segue tranquila, com a realização de todos os jogos. Graças a Deus nenhum "wo". No ano passado esse certame bateu o recorde mundial de "wo", uma vergonha para o futebol cearense.