Um dos graves defeitos do Campeonato Cearense 2017 é o longo espaço entre os jogos. De domingo a domingo, enfadonho tempo de espera. Num certame que tenha quatro times grandes na disputa, há material novo para cobrir todos os espaços oferecidos pela mídia. Mas, numa competição como a nossa, onde apenas Ceará e Ferroviário ficaram no destaque, haja repetição de notícias. Uma semana com os mesmos assuntos. Isso se torna repetitivo e chato. No Ceará, Ricardinho fora. No Ferroviário, Vitinho fora. Treinador Givanildo estuda quem melhor pode substituir Ricardinho. Vladimir de Jesus estuda quem melhor pode substituir Vitinho. Essa lengalenga a semana toda. Mas, tudo bem. Hoje sábado, amanhã a hora da verdade. De verdade. Clássico da paz. Amém.
Qualidade
Gosto do futebol de Felipe Menezes, do Ceará. Tem qualidade. Perfeitas visão e leitura de jogo. Passes precisos, inclusive os de longa distância. Por que, com esses predicados, Felipe não é titular? Falta-lhe intensidade, "explosão". Há que se entender seu estilo cadenciado, mas ele poderia pelo menos puxar o ritmo um pouco mais.
Apoio
O Ferroviário tem boa subida pela esquerda com o ala Jeanderson, que jogou no Sampaio Corrêa, Portland Timbers (EUA) e Santa Rita/AL. Mas deverá ter mais cuidado se o Ceará entrar com Alex Amado pela direita. Embora a fase de Alex não seja boa, ele é muito veloz e disso poderá tirar o melhor proveito se lhe derem espaço.
Recordando
1º de setembro de 2005.Voltas da vida. Aí está o volante Erandir, quando no Fortaleza então no auge, disputando a Série A do Campeonato Brasileiro. Portanto, na elite nacional. Faz 11 anos que essa foto foi batida no Pici. Hoje, Erandir brilha no Ferroviário que eliminou o Fortaleza, ex-time desse jogador. Erandir é um dos baluartes da vitoriosa campanha coral. Francisco Erandir da Silva Feitosa está com 34 anos de idade. E com eficiente futebol.
Segurança
O zagueiro do Ceará, Luiz Otávio, mantém impressionante regularidade. Isso é bom. No tempo em que atuou no futebol juazeirense, Luiz Otávio já se mostrava seguro e disciplinado taticamente. Foi assim também no Sampaio Corrêa/MA. Quer ao lado de Rafael Pereira, quer ao lado de Valdo, ele há mantido seu padrão de jogo.
Ex-Ceará
O atacante Maxuell teve ótimo início de temporada pelo Ferroviário, quando marcou muitos gols. Depois, freou um pouco o ímpeto, mas sem perder a referência. Pouca gente sabe que ele já teve passagem pelo Ceará. Em Porangabuçu, porém, não foi devidamente aproveitado. Uma resposta em campo certamente estará nos seus planos.
Mérito
Cada treinador é que sabe o dia a dia dos seus atletas, avaliando quem deve ou não entrar como titular. Tudo bem. Mas questiono quando vejo um jogador com a qualidade técnica do Valdeci ficar fora do time titular por muito tempo. A meu juízo, imprescindível a presença dele no time coral, não por motivo de contusão ou de cartão de outrem, mas pelo seu mérito próprio.
Notas & notas. Hoje, muda de idade Elizabeth Fontenele, que tomou gosto pela pesquisa esportiva, seguindo os passos do pai, Airton Fontenele. Ela com desenvoltura já trata do assunto, sabendo usar o implacável arquivo da Sala João Saldanha. /// Ontem, merecidas e carinhosas manifestações a Franzé Moraes, que também mudou de idade. Franzé foi o mais carismático presidente da história do Ceará. Chamava de "Meu Baú" a torcida alvinegra. Ele contratava na certeza de que a torcida o ajudaria a pagar.