Tom Barros: Tempo de definição

O sonho do Fortaleza de seguir na Copa do Nordeste passará necessariamente por uma vitória hoje em Teresina diante do River. Na mira do primeiro lugar, caso o Sport tropece diante do Botafogo na Ilha (fato difícil de acontecer) ou de olho numa das três vagas dos segundos melhores colocados. A missão do Ceará é mais cômoda, mas não admite vacilo. O Vitória da Conquista está mal no Campeonato Baiano. Luta contra o rebaixamento. Na Copa do Nordeste, porém, sua condição de briga pela vaga está boa. Tem dez pontos e mira a segunda vaga em caso de derrota para o Ceará. No tocante à qualidade técnica dos competidores, o Ceará tem melhor padrão que o Vitória da Conquista. O Fortaleza é também superior ao River/PI. Agora é conferir na prática.

Importante

Parte da torcida reclama porque Bill perde muitas chances de gol. Sim, perde, mas também assinala muitos gols importantes. Além disso, Bill realiza tarefa de grande significação para o conjunto. Pela força física, faz muito bem a "parede". Além disso é incansável no primeiro combate quando o adversário tenta sair para o jogo.

Goleiros

André Zuba, do Guarany/S, e Theo, do Maranguape, estão realizando belo trabalho. Não tenho dúvida de que, após o certame estadual, terão espaço garantido em outros times de importância do Nordeste. Eu já conhecia de outras jornadas o André Zuba. Sempre foi muito bom. Só agora eu passei a acompanhar Theo.

Seleção Brasileira

Image-1-Artigo-2035389-1

Na Sexta-feira da Paixão, a Seleção Brasileira vai ter um grande desafio em Pernambuco. Enfrentar o Uruguai, do atacante Luís Suárez, que é companheiro de Neymar no Barcelona. Os uruguaios, que já foram carrascos do Brasil, na Copa do Mundo de 1950, no Maracanã, estão na frente da equipe de Dunga na tabela de classificação das eliminatórias para o Mundial da Rússia. Bem que com a Semana Santa, a Seleção Brasileira poderia ressuscitar o bom futebol

Perde força

Se não houver o retorno do Ferroviário, o Campeonato Cearense Série A de 2017 estará mais enfraquecido do que se imagina. Motivo: não terá o Icasa, que já estava sendo considerado a terceira força, nem o Ferrão, considerado o terceiro grande da capital. O rebaixamento do Icasa foi um duro golpe para o futebol do Cariri.

Retorno

Explico as razões por que torço para que o Ferroviário retorne à Série A cearense. No final dos anos 50, o Ferrão teve sede na Rua Pe. Fco. Pinto, onde ainda hoje moro. Ali vi passar jogadores como Aldo, Pacoti, Macaco, Nozinho, Manuelzinho. Ficou a história. E o Campeonato Cearense sem o Ferroviário perde uma referência. Fica mais pobre.

Fase

Everton superou seus problemas particulares. E, na medida em que os superou, voltou a jogar um futebol de elevada qualidade. Seu desempenho diante do Guarany de Sobre mereceu menção especial da crônica. Tem sido elemento fundamental no processo de retomada do Fortaleza. Às vezes é preciso compreender melhor a situação da vida particular do atleta.

Os desesperados

O Quixadá, que esteve à beira do abismo, empurrou o Itapipoca para tal situação aflitiva. O Quixinha não está garantido, mas pode abrir boa distância se hoje ganhar do Tiradentes. Os times agora pendurados, Quixadá e Itapipoca, são dois dos três que não tiveram seus estádios à disposição desde o início do certame. Mais uma vez o técnico Argeu dos Santos mostra competência: pegou o Quixadá em grave crise e está praticamente fora do rebaixamento. Pelo menos no momento.

Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn