Mais uma vez temores. Agora o medo de o Ceará sofrer uma goleada do Grêmio. Assim foi também diante do Corinthians no Itaquerão. E a goleada não aconteceu. Assim foi também diante do Santos no Pacaembu. E a goleada não aconteceu. Queira Deus que mais uma vez os maus presságios dos pessimistas desmanchem-se ao correr da bola no Castelão amanhã. Sei que a situação é difícil por tudo o que já se viu até aqui. Mas o futebol permite episódios diferentes e inusitados. Exatamente nesta parte está a esperança alvinegra. No empate com o CRB no jogo passado, o Vozão saiu sob vaias, humilhado. Ofensas mil. Já vi muito time em situação semelhante surpreender e ganhar. E se o Ceará ganhar do Grêmio?
Tudo é possível
Como pode o Ceará, cheio de problemas, ganhar do Grêmio que para muitos é o melhor do Brasil, quer com o time titular, quer com o misto? Como ganhar do Grêmio que goleou até o Santos por 5 a 1? Pela lógica, não há como. Mas o Paraná, que é lanterna, empatou (0 x 0) com o Grêmio. Então, tudo pode acontecer.
Reservas
O Grêmio até já está classificado para as oitavas de final da Libertadores, com a segunda melhor campanha. É o favorito. Mas não descarto a possibilidade, embora remota, de uma surpresa do Ceará na estreia do técnico Jorginho. Se o favorito ganhasse sempre, perdida estaria a própria graça do futebol. Logo...
Recordando
1966, rara foto do atacante do Ceará, Zito Ferreira. Por sinal, bom atacante. Eu o vi em ação muitas vezes. Não sei qual seu destino após encerrar a carreira. Nunca mais tive notícias dele. Observem o PV como ainda era acanhado. Notem também o uniforme do Ceará sem o tradicional escudo no peito. (Colaboração de Elcias Ferreira).
Importância
A mudança de técnico pode não ganhar jogo, mas gera motivação no elenco. É o caso do Ceará. Num primeiro momento, haverá mais de Chamusca que de Jorginho, mas gradualmente Jorginho traçará os novos rumos. Assim os atletas se empenharão mais na busca por espaços. Isso pode trazer resultado positivo amanhã.
Pausa
O Fortaleza tem folga de uma semana na Série B. Só volta a campo sábado próximo, dia 2 de junho, diante do Sampaio Corrêa no Castelão daqui. Isso é bom. O time precisava mesmo de uma folga no calendário. Na vitória (2 x 0) sobre o Criciúma, o Fortaleza deu sinais de cansaço no segundo tempo.
Artilheiro
Além dos números todos a favor do Fortaleza na Série B, seu atacante Gustavo é o artilheiro isolado da competição com cinco gols em sete jogos. Síntese: é mesmo para encher de esperança a torcida, máxime diante da ampla possibilidade de o time subir para a Série A. Aí marcará com apoteose o centenário.
Inversão. Amanhã, o momento de o Ferroviário garantir sua vaga na próxima etapa da Série D nacional. Embora tenha tropeçado em casa duas vezes, não quero crer que o Ferrão, que joga por um empate, deixe escapar a chance de classificação. Aliás, até agora não encontrei explicação para a falta de vitórias do Ferroviário em casa. O Ferrão inverteu a lógica ao ir buscar vitórias lá fora. Ainda bem. E exatamente isso foi que deu ao time coral a vantagem de um empate amanhã. Mas deve jogar para ganhar.