Tom Barros: Sustentação

No sábado passado, o Ceará já experimentara o gostinho bom do G-4, embora de forma efêmera, passageira. Agora se estabeleceu de vez nessa faixa que dá moral, status e confiança. E o Vozão tem a vantagem de um confronto direto, em casa, no Castelão, sábado próximo, diante do Náutico, um dos seus concorrentes diretos. Além disso, vê seu outro concorrente, o CRB, ter de encarar o líder e favorito Vasco da Gama, embora o jogo esteja programado para Maceió no Estádio Rei Pelé. Já o Criciúma (3º lugar), que está uma posição acima do Ceará, recebe em casa o Bragantino. Há, portanto, boas condições para que o Ceará permaneça no G-4. Começa agora a fase mais difícil, que é a sustentação do espaço conquistado. Chagar ao G-4 é uma coisa. Lá se manter é outra bem diferente.

Ataque

O Náutico, próximo adversário do Ceará, tem o melhor ataque: 21 gols. Fez mais gols até que o líder Vasco/RJ, que marcou 20. O goleador do time é o jovem Jefferson Nem, de apenas 20 anos. Dos 21 gols que o Náutico marcou, cinco foram de Jefferson. O garoto ganhou a posição desde que Alexandre Galo assumiu o comando técnico do time.

Detalhe

O técnico Sérgio Soares sempre teve vocação ofensiva. E, por isso mesmo, geralmente suas equipes se mostravam vulneráveis na retaguarda, sofrendo muitos gols. Tenho observado agora o quando Sérgio há cuidado de uma marcação mais forte, sem perder a preferência por atacar. Contra o Oeste o time marcou bem. Um detalhe importante.

Recordando

21 de junho de 2006. E assim se passaram dez anos... Dois goleiros do Fortaleza batem papo na concentração em Beberibe. A partir da esquerda: Albérico e Márcio. Detalhes: Albérico está com 45 anos de idade. Encerrou a carreira em 2008 no Campinense. Hoje mora em Olinda. É técnico de futebol. Márcio nasceu em Aracaju, mas começou no Bahia. Está com 35 anos de idade e em plena forma. Joga atualmente no Clube Atlético Goianiense.

Contribuição

Neste instante em que o Fortaleza passa por adaptações, haja vista a saída e contusões de vários atletas, chegou a hora de jogadores qualificados como Guto, Rosinei, Maranhão e Núbio Flávio, dentre outros, darem melhor contribuição à equipe. Núbio Flávio brilhou muito no Icasa. No Leão, ele ainda aguarda melhores oportunidades.

Ambiente

Manter a confiança será essencial ao Fortaleza na luta para superar a frustração da derrota para ABC. Deve preparar-se também para superar as dificuldades que terá em Salgueiro. O anfitrião só tem dois pontos a menos que o Leão, vem de um empate com o Cuiabá na Arena Pantanal e, se ganhar do Fortaleza, poderá chegar ao G-4. Haverá pressão.

Tranquilizador

O gol de Wescley, o da vitória (1 x 0) do Ceará sobre o Oeste, chegou no momento certo. Com esse gol, ele quebrou a resistência dos que ainda olhavam com indiferença o seu retorno e abriu a chances de novos momentos bons em Porangabuçu. Certamente também o ajudará na superação das turbulências da vida particular. É o gol tranquilizador.

Campanhas. Confira as duas presenças de Dunga como técnico da Seleção Brasileira. Na 1ª fase: de 16.08.2006 a 02.07.2010, campeão da Copa América 2007, bronze na Olimpíada de Pequim 2008, campeão da Copa das Confederações 2009, 1º lugar nas eliminatórias da Copa do Mundo 2010, 6º lugar na Copa do Mundo 2010. Segunda fase (05.09.2014 a 12.06.2016): 6º nas eliminatórias da Copa 2018, 5º na Copa América 2015 e eliminado na 1ª fase da Copa América Centenário. (Dados Airton Fontenele).

Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn