Tom Barros: 'Superação Coral'

Um Ferroviário capaz de reagir, quando tudo lhe parecia perdido. Ferrão, mesmo com um jogador a menos, alcançou nos acréscimos o empate desejado. Ontem os tricolores fizeram um primeiro tempo equilibrado, de muita disputa, aplicação e vontade, mas de pouca qualidade técnica. Correria muita e confusos modelos táticos. O gol de Anderson Uchoa, Fortaleza 1 a 0, foi obra de falha imperdoável do goleiro Mauro. Na fase final, o Fortaleza foi melhor. Wesley perdeu ótima chance. Leão tomou conta do jogo, máxime quando Maxuell saiu contundido e deixou o Ferrão só com 10 jogadores. Aí Gabriel e Pablo desperdiçaram chances de matar o jogo. Em lampejos, Ferrão seguia vivo, com recados de Mimi e Valdeci. Não por acaso Mimi empatou.

Coragem

Vladimir de Jesus teve a coragem de mandar o time subir, mesmo em desvantagem. Abriu a guarda. Assim era a hora de o Fortaleza liquidar a fatura. Hora de Rodrigo Andrade assumir seu papel. Zé Carlos e Wesley definirem. Mancha ser incisivo. Hora de ganhar. Não ganhou. O Ferrão teve coragem. O Fortaleza acomodou-se com o placar.

Destaque

Mimi foi demais. Seu melhor jogo. O talento de Mimi fez a diferença, exatamente quando mais dele o Ferroviário precisou. Seu gol, o do empate, representou o coroamento de uma bela exibição. Dessas que merecem aplauso, de pé, pelo reconhecimento da missão cumprida. Mimi driblou. Mimi combateu. Mimi criou. Mimi fez gol.

Recordando

pelé

Foto batida na década de 1960. Não sei a data exata. Encontro de "Reis". O "Rei" do Futebol, Pelé, e o "Rei" da Jovem Guarda, Roberto Carlos. Detalhes: Edson Arantes do Nascimento, Pelé, está com 76 anos de idade. Nasceu em Três Corações/MG, no dia 23 de outubro de 1940. Roberto Carlos Braga nasceu em Cachoeiro de Itapemirim/ES. Está com 75 anos de idade, mas completará 76 no próximo dia 19 de abril. (Coleção de Elcias Ferreira).

Infelicidade

Os gols foram produto de falhas individuais. O goleiro Mauro, do Ferrão, errou feio e tomou o gol. O zagueiro do Fortaleza, Max Oliveira, falhou feio no cruzamento de Vitinho. Daí a bola passou por toda a área, pegando Mimi no ponto para marcar o gol. Marcou. Mas nada de crucificar Mauro e Max. Aliás, Mauro depois fez outros boas defesas depois.

Observações

Prejudiciais as discussões de Zé Carlos e Erandir. Provocações que a nada levam. /// Vitinho jogou mal, sumido na maioria do jogo. Mas dele o lance que resultou no gol. Vitinho pode jogar mais. /// O mesmo se pode dizer de Rodrigo Andrade. Teve espaço para jogar. Não jogou. /// Digo o mesmo de Mota. Tem condições de jogar mais.

Cresce

ferroviario

Quando Valdeci entra no time coral, a equipe ganha mais rapidez e criatividade. Ontem não foi diferente. O Ferrão já estava com um jogador a menos, mas, ainda assim, Valdeci criou situações perigosas para o Fortaleza. Aos 27 minutos do segundo tempo, Valdeci obrigou Marcelo Boeck a fazer arrojada defesa. Quando a utilizá-lo de início, aí é com o Vladimir.

Comece a entender. Criado em 1993, o ranking FIFA é calculado por fórmula complexa, que leva em conta os resultados das seleções nos últimos quatro anos, com peso maior para os jogos recentes. Na conta o peso da competição, a força do adversário e o retrospecto recente da federação continental a que a seleção está vinculada. Vitória contra seleção europeia em boa posição no ranking renderá mais pontos que ganhar de equipe asiática em má colocação. Amanhã, os critérios. (Dados: Airton Fontenele).