O Ceará tem condições de subir para a Série A. Não é utopia. É sonho realizável, sim. Como ousar assim, se não raro saltam aos olhos as imperfeições alvinegras? Resposta simples: não há nenhum time tão melhor que o Vozão. Até o Vasco da Gama/RJ, tido e havido como acima da média, anda despencando. O Vasco já soma quatro derrotas, duas delas dentro de São Januário. Se o Ceará investir um pouco mais na busca de um "Ricardinho", dará à meia-cancha o toque especial que ainda lhe falta. Se Felipe, com o que sabe, for um pouco mais intenso e constante, pode até ser essa lucidez que ainda falta. Verdade é que, após avaliação conjunta do G-4 atual, observo que o Ceará está no padrão que o pode conduzir à elite. Mas para isso não pode relaxar um instante sequer.
Recordando
1980. Aspirantes do Ceará. A partir da esquerda (em pé): Robson, Neto, Toni, Shelton, Marlon, Basílio, Roberto e Airton. Na mesma ordem (agachados): Ivonildo, Totonho, ? , Quarenta, Magno, Fernando, ? . Detalhes: Shelton, Magno e Fernando atuaram pelo time titular do Ceará. A propósito, Shelton me fez lembrar o goleiro inglês Shilton, que disputou duas Copas. Na de 1986 tomou o gol de mão de Maradona. (Acervo de Elcias Ferreira).
Paciência
Não gosto quando a torcida marca um jogador. É injusto. O atleta sente. E sabe que contra si está um estádio inteiro. E sabe que não mais poderá cometer o mínimo erro. E sabe que a vaia poderá vir a cada toque seu na bola. Willian Simões superou essas coisas. E dele saiu o passe perfeito para o gol de Rosinei. É por isso que não gosto quando a torcida marca um atleta.
Mais três
Teoricamente, não há como se pensar em tropeço do Ceará diante do lanterna Tupi/MG. Em 14 jogos, o Tupi só marcou 9 pontos. Está uma baba. Mesmo tendo Minas como cenário do jogo, será inadmissível qualquer tropeço diante do pior time da competição. Quem está sonhando alto como o Ceará só pode pensar em vitória.
Campanha
O jogo com o Tupi é para o Ceará fazer gordura. Está no rol daqueles em o Vozão coloca na conta de três pontos certos. Claro, com a velha advertência: sem menosprezar o adversário. O Tupi, para sair da crise, contratou no dia 10 de junho o técnico Estevam Soares, que já treinou Ceará, Botafogo e Palmeiras. Um abacaxi para descascar...
Redefinição
O Fortaleza passa por um período de adaptação ao novo momento. Marquinhos Santos ainda trabalha no sentido de descobrir qual a melhor distribuição de acordo com as características de cada jogador. Isso ficou nítido na vitória sobre o Asa de Arapiraca. Sair de um modelo já definido para adaptar-se a um outro demanda tempo.
Exemplos
A saída de Felipe da ala para a meia-cancha não rendeu o que todos esperavam. Motivo simples: a automação funcionava com Felipe na ala. No meio não foi a mesma coisa. Rosinei passou e render mais quando passou a ocupar o espaço que antes Felipe estava ocupando. É assim que o técnico vai ajustando tudo. Questão de tempo.
Notas & notas. Nestas semifinais da Eurocopa, minha preferência continua sendo pela Alemanha. Mas faço questão de dizer: não vejo em nenhuma o futebol-arte. Isso me frustra. /// O técnico Jorginho culpa o árbitro pela derrota do Vasco para o Avaí. Sim, então quem o culpado das derrotas para Atlético/GO, Paysandu e Paraná? /// Quem será o grande vencedor do Campeonato Cearense de WO? /// Futebol de Juazeiro do Norte implodiu na "D". Lamentável. /// Uniclinic é a salvação cearense na Série D.