No futebol, de 1995 até hoje, somente Ceará e Fortaleza subiram ao pódio como campeões estaduais. Fora alvinegros e tricolores de aço o último time que conquistou um título de campeão cearense foi o Ferroviário no inesquecível bicampeonato de 1994/1995. Ceará e Fortaleza dividiram em partes iguais suas conquistas, 10 para cada. O Ceará foi campeão em 1996, 97, 98, 99, 2002, 2006, 2011, 20012, 2013 e 2014. O Fortaleza foi campeão em 2000, 2001, 2003, 2004, 2005, 2007, 2008, 2009, 2010 e 20015. No período de 20 anos, só quatro time do interior chegaram à decisão: Juazeiro (1999), Icasa (2005, 2007 e 2008), Gurano/J (2011) e Guarany/S (2013). Agora o Uniclinic, da capital, tem a chance de mudar a história.
2004. Ferroviário. A partir da esquerda (em pé): Anderson, Aderson, Adriano, Cícero César, Carlinhos e Pantera. Na mesma ordem (agachados): Gladstone, Romildo, Junior Cearense, Arildo e Stênio. Hoje Junior Cearense é técnico do Guarany/S. Faz tempo não tenho notícia de Carlinhos, que foi revelado na Escolinha do Paiva Filho na Vila Manoel Sátiro. Vez por outra Cícero César participa do Debate Bola. (Acervo de Elcias Ferreira).
O melhor
No momento, Everton é o melhor jogador do futebol cearense. Pelo menos é a leitura que eu faço. Sua participação no Fortaleza tem sido de grande valia, quer na construção de jogadas, quer assinalando belos gols. Após superar alguns problemas de ordem particular, Everton assumiu compromisso total com a bola. Terá papel fundamental nesta decisão.
Favorito
O Fortaleza é indiscutivelmente o favorito nesta disputa com o Uniclinic. O próprio técnico Maurílio Silva reconheceu isso no A Grande Jogada, programa comandado por Sebastião Belmino na TV Diário. Mas ficou clara a intenção de Maurílio de passar ao Fortaleza o peso da responsabilidade e uma maior pressão.
Surpresa
O Uniclinic tem condições de surpreender. Se Guídio, Leanderson, Diogo, Enercino e Preto estiverem numa tarde de inspiração, o Fortaleza terá dificuldades. O que pesa contra o Uniclinic é a oscilação. Há jogos em que brilha seu futebol altamente qualificado, mas há momentos de apagão. A surpresa poderá acontecer se o time mantiver o padrão.
Expectativa
O próximo adversário do Ceará pela Copa do Brasil sairá do jogo Joinville x Comercial/MS, que será disputado no dia 4 de maio, às 19h30, na Arena Joinville. No primeiro jogo, no Ninho D´Águia - Rio Brilhante em Mato Grosso houve empate (1 x 1). O Joinville, em casa, terá a vantagem de conquistar a vaga com um empate sem gols.
Flamengo
A Copa do Brasil traz de volta o Flamengo a Fortaleza. Certamente o Leão de Aço terá significativa receita, pois o rubro-negro carioca é bilheteria em qualquer estádio do Brasil. O Fortaleza fez história na antiga Taça Brasil, onde foi duas vezes vice-campeão. Em 1960, diante do Palmeiras/SP e em 1968 diante do Botafogo/RJ.
Novo Ceará. Sérgio Soares (técnico), Marino, Ricardinho, Tomas Bastos... Pouco a pouco o Ceará vai montando seu grupo para a Série B do Campeonato Brasileiro. Lembro bem de Marino e Tomas Bastos. Podem dar grande contribuição ao alvinegro neste objetivo de ascensão para a Série A. Ricardinho, quer como volante, quer como meia, vai para o setor onde mais o Ceará precisar evoluir. Para quem gosta de jogar ofensivo, como Sérgio Soares, o acerto na articulação de jogadas será fundamental.
Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn